Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7720
Título: O Transporte Secundário do Doente Crítico por meio aéreo (Helitransporte)
Autor: Firmino, Sílvia
Orientador: Ruivo, Alice
Palavras-chave: Enfermagem Médico-Cirúrgica
Competências
Metodologia de Trabalho de Projeto
Transporte do Doente Crítico
Medic-surgical nursing
Competences
Project Work Methodology
Critical Patients Transportation
Data de Defesa: Fev-2015
Editora: Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Saúde
Resumo: Neste Relatório procuramos sistematizar todo o percurso desenvolvido na aquisição das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e das Competências Especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica, através de um Projeto de Intervenção em Serviço (PIS), o referencial teórico de enfermagem que o suporta, neste caso a Teoria de Médio Alcance de Merle Mishel, a Teoria da Incerteza na Doença, bem como uma reflexão acerca das competências de Mestre. A área do Projeto de Intervenção incidiu no Transporte Secundário do Doente Crítico por meio Aéreo (Helitransporte) numa UCIP de um Hospital da região Sul do País. Pretendemos dotar a equipa de enfermagem duma UCIP com conhecimentos teóricos no que concerne a toda a envolvência do transporte do doente crítico e consequentemente à uniformização dos cuidados de enfermagem, através da elaboração de uma norma de cuidados de enfermagem e de uma check list de verificação de procedimentos, visando práticas clinicas de enfermagem seguras. No âmbito dos estágios realizados numa unidade de cuidados intensivos polivalente de um Hospital do Centro Hospitalar do Algarve, foi desenvolvido o Projeto de Intervenção o Transporte Secundário do Doente Critico por meio aéreo tendo por base a Metodologia de Trabalho de Projeto. Para este trabalho foram definidos como objetivos (1) enquadrar o Projeto de Intervenção (PIS) e o Projeto de Aprendizagem Clinica (PAC) sob o ponto de vista concetual e teórico na prática clinica, (2) contextualizar a teoria de Médio Alcance de Merle Mishel, a Teoria da Incerteza na prestação de cuidados de enfermagem ao doente crítico em contexto de estágio, (3) apresentar as estratégias definidas para a implementação do PIS, (4) avaliar o impacto do PIS no local de estágio e no seio da equipa de enfermagem, (5) analisar e refletir sobre a prática de enfermagem desenvolvida à luz das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e das Competências Especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Critica, (6) analisar e estabelecer um paralelismo com o perfil de competências do Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A implementação do PIS no contexto de estágio permitiu (1) a formação da equipa da UCIP nesta temática, (2) a criação de uma norma de cuidados de enfermagem na preparação do doente critico para transporte por meio aéreo, perspetivando-se a uniformização dos cuidados, (3) a criação de uma check list de verificação de procedimentos visando a segurança dos cuidados e prevenção de complicações, tendo por base a lista de verificação para o transporte secundário emanado pela Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos nas Recomendações Transporte Doente Critico (2008).
Abstract: In this Report we have tried to describe in a systematic way the nursing competencies aquisition: Nurse Specialist Common Competences and Nurse Specialist Specific Competences regarding patients in critical ill situations throughout a Care Service Intervention Project based on nursing theorical referentials, as in this case the Merle Mishel Medium Range Theory, the Uncertainty during Desease Theory, as well as a reflection about the Master's competences. The scope of the Intervention Project regards the Critical ill Patient Secundary transportation by air (helicopter) from a portuguese southern hospital. We intend to provide any UCIP (Intensive Care Unit Service) nursing team with theoretical knowledge regarding to all aspects of critical patients transportation and therefore the standardization of nursing care through the development of a standard of nursing care norm and a check list of verification procedures, aiming to achive safe nursing clinical practices. Within the scope of the internships developed in a polyvalent intensive care unit of a hospital in the southern, an Intervention Project called Critical Illness Secondary Transportation by air was developed based on Project's Work Methodology. For this study were defined as goals (1) to frame the Intervention Project (PIS) and the Clinical Learning Project (PAC) under the conceptual and theoretical point of view in clinical practice, (2) contextualize the Merle Mishel Medium Range Theory, Uncertainty Theory when providing nursing care to critical patients in stage/internship context, (3) to define the PIS implementation strategies, (4) assess the PIS impact during training and among the nursing team, (5) analyze and draw conclusions about nursing practice developed according to Commons Competences of Nurse Specialist and the Specific Competencies of Nurse Specialist regarding nursing care to Critical Situation patients, (6) to analyze and establish a parallel comparison with a Master Degree in Medical-Surgical Nursing profile of competences. The PIS implementation during the internship context allowed (1) the training of UCIP team on this subject, (2) the creation of a standard of nursing care norm during critical patient's preparation for transportation by air, seeking level standardization of care, (3) the creation of a procedures checklist of to check the safety of care and prevention of complications, based on the checklist for secondary transport, issued by the Portuguese Society of Intensive Care Recommendations concerning Critical Patient transportation (2008).
Descrição: Relatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico – Cirúrgica
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7720
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