Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7565
Título: Factores de influência numa escolha emocional ou racional
Outros títulos: estudo exploratório
Autor: Martins, Amílcar
Orientador: Alves, Gonçalo
Palavras-chave: Neuromarketing
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Dimensão emocional
Dimensão racional
Data de Defesa: 2010
Resumo: Esta tese nasce na convergência de duas ciências, Neuromarketing e Comportamento do Consumidor. Irá utilizar os conhecimentos fornecidos por estas duas ciências para tentar verificar experimentalmente a possibilidade de condicionar uma escolha emocional ou racional se assim o quisermos. Tem como domínio o Comportamento do Consumidor e Neuromarketing e como Foco o Processo de influenciar a decisão de compra, condicionando a dimensão racional e/ou emocional do processo de compra. A principal metodologia empregue é a experimentação e tem por objectivo verificar se “ocupando a componente racional” os sujeitos fazem uma escolha emocional e vice versa. O Grupo A, que recebeu um estímulo racional escolheu, de forma estatisticamente significativa, mais vezes o iPOD, revelando assim um comportamento influenciado pela componente emocional da escolha. O grupo B, que recebeu um estímulo emocional, escolheu de forma estatisticamente significativa, mais vezes o MP3 de linha banca, revelando assim um comportamento influenciado pela componente racional. Assumindo que se partiu dos pressupostos correctos para este trabalho, pode afirmar-se que é possível condicionar o tipo de escolha. E uma das formas de o fazer pode ser o condicionamento cruzado.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7565
Designação: Dissertação de Mestrado em Gestão de Marketing
Aparece nas colecções:IPAM - Aveiro - Dissertação de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_AmilcarMartins cod.pdfDissertação de Mestrado em Gestão de Marketing1,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.