Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7536
Título: Comando, Liderança e Gestão da Formação numEstabelecimento Militar de Ensino: O Caso dos Alunos Graduados
Autor: Marçal, Ricardo
Palavras-chave: Processos
Seleção
Formação
Liderança
Graduados
Data: 1-Jul-2013
Editora: Academia Militar. Direção de Ensino
Resumo: Subordinado ao tema “Comando, Liderança e Gestão da Formação num Estabelecimento Militar de Ensino: o caso dos Alunos Graduados”, o esta investigação comprometeu-se a estudar e descrever o processo de seleção e formação dos Alunos Graduados do Instituto dos Pupilos do Exército. O Instituto dos Pupilos do Exército é uma Instituição secular e que tem vindo a demonstrar perante a sociedade o valor do seu projeto educativo, formando cidadãos de referência que contribuem para o desenvolvimento de Portugal. A formação destes cidadãos começa desde tenra idade, sendo a liderança e o seu desenvolvimento uma das preocupações que esta Instituição tem como primordial. Dada a familiaridade que o investigador tem com a Instituição estudada, este procura a resposta às questões de investigação inicialmente formuladas, de forma a conduzir toda a investigação para dar resposta à questão central, que lhe esclarecerá todos os desconcertos, que existem sobre o Modelo de Formação adotado pelo Instiituto dos Pupilos do Exército, afirmando ou infirmando as hipóteses de investigação inicialmente levantadas. O presente trabalho de Investigação Aplicada é constituído por cinco capítulos. No primeiro capítulo são definidos os objetivos e é feito um enquadramento teórico para uma melhor perceção do objeto de estudo e das temáticas da liderança a serem escamoteadas. No segundo capítulo é explicada toda a metodologia de investigação adotada para a elaboração deste projeto. O terceiro capítulo tem como principal objetivo dar a conhecer a organização em estudo e apresentar o Modelo de Formação recentemente normalizado e atualizado pelo Instituto. No quarto capítulo são discutidos os resultados de dezasseis entrevistas estruturadas que foram efetuadas a Alunos, Ex-Alunos e Oficiais, para que de forma empírica se obtivesse a resposta à questão central. Após uma análise e discussão dos resultados chegamos então ao final da caminhada desta investigação, redigindo as conclusões e recomendações para que esta investigação auxilie no melhoramento do processo de seleção e formação dos Alunos Graduados.
Abstract According to the theme "Command, Leadership and Training Management in a Military Education Establishment: The Case of Graduates Students", this investigation is committed to study and describe the process of selection and formatting of Graduates Students of the Instituto dos Pupilos do Exército. The Instituto dos Pupilos do Exército it’s a secular institution and that have come before society to demonstrate the value of its educational project, forming citizens of reference that contribute to the development of Portugal. The formation of these citizens begins at an early age, and the leadership and development of the concerns that this institution has as paramount. Given the familiarity of the researcher with this Institution, he seeks to answer the research questions initially formulated, in order to conduct all the research to give answer to the central question, which will clarify all the absurdities that exist on the formation model adopted by Instituto dos Pupilos do Exército, affirming or refuting all research hypotheses initially raised. This Applied Research study consists of five chapters. The first chapter defines the goals and is made a theoretical framework for a better perception of the object of study and the themes of leadership to be concealed. In the second chapter is explained throughout the research methodology adopted for the development of this project. The third chapter’s main objective is to inform the organization under study and present the Training Model recently upgraded and standardized by the Institute. The fourth chapter discusses the results of sixteen structured interviews that were conducted to Students, Former Students and Officers, that is empirically obtained the answer to the central question. After an analysis and discussion of the results we then walk to the end of this research, drafting conclusions and recommendations for this research to assist in the improvement of the selection process and training Graduates Students.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7536
Aparece nas colecções:AM - CM - CHCM - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ASP INF Ricardo Filipe Figueiras Marçal.pdf1,54 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.