Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7521
Título: A importância da Defesa Pessoal na formação da Academia Militar - Exército e GNR
Autor: Silva, José
Palavras-chave: Defesa Pessoal
Formação
Academia Militar
Sistema progressivo
Realidade
Data: 1-Jul-2013
Editora: Academia Militar. Direção de Ensino
Resumo: O presente estudo intitula-se “A importância da defesa pessoal na formação da Academia Militar – Exército e GNR”. Este incide sobre a instrução em defesa pessoal ao longo do processo de ensino da Academia Militar. O objetivo desta investigação prende-se com a análise da estrutura da formação na Academia Militar, no que ao ensino dos desportos de combate concerne, procurando indagar se a mesma assenta numa lógica de ensino sequencial, verificar se esta constitui uma vantagem para os oficiais no que diz respeito ao desempenho de funções, indagar as alterações necessárias ao atual programa de formação de forma a adequar este à realidade, indagar concretamente quais os benefícios que uma formação adequada e progressivamente estruturada acrescenta e desenvolve nos formandos. A metodologia aplicada na realização do presente trabalho teve por base essencialmente a obra “Manual de Investigação em Ciências Sociais” da autoria de Raymond Quivy e Luc Van Campenhoudt, bem como outros autores considerados relevantes. Dos resultados obtidos através das entrevistas realizadas, aqueles que mais se destacam apontam em primeiro lugar para o pouco tempo que as atuais alterações foram colocadas em prática, de forma que é muito arriscado retirar conclusões sobre o processo de formação; em segundo lugar, é consensual a opinião no que diz respeito às vantagens da formação na área da defesa pessoal; finalmente, verificou-se também consenso relativamente à implementação dum sistema progressivo de ensino, tendo por base o aumento do tempo de prática. Relativamente às conclusões, verificou-se que o atual processo de ensino necessita sofrer alterações de forma a aumentar o tempo de prática dentro das limitações e especificidades dos alunos da Academia Militar. Também se conclui que seria benéfico aproximar ainda mais as situações de treino à realidade, sendo para isso necessário material e equipamento.
Abstract This current work is entitled “A importância da defesa pessoal na formação da Academia Militar – Exército e GNR”. It focuses about the instruction in Self-Defense trough the teaching process of the Portuguese Military Academy. The goal of this research concerns the analysis of how all training process is structured in the Military Academy, regarding the teaching in combat sports. Seeking to ask if this one is structured in a logical learning sequence, check whether this is an advantage to the officers regarding the performance of duties; check the necessary changes to the current training program in order to adapt to this one to reality; verify specifically what benefits a progressively structural training program can add and develop in the trainees. The methodology applied in the realization of this work was based essentially on the book "Handbook for Research in Social Sciences" written by Raymond Quivy and Luc Van Campenhoudt as well as other authors considered relevant. From the obtained results through interviews, the most prominent points are: the first place for the short time that the current changes have been applied.; secondly to a consensus on the benefits of training in self-defense; and finally there was also verified a consensus regarding the implementation of a progressive system of education, based on the increased length of practice. Regarding the conclusions, it was concluded that the current education process needs to be changed in order to better develop and enhance skills in students during their passage through the Military Academy. It was also concluded that it was benefic to bring even more the workout situations closer to reality, being for that necessary more material and equipment.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7521
Aparece nas colecções:AM - CS - MH - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado

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