Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7492
Título: O Desenvolvimento da Auto-Identidade de Liderança: A Importância da Experiência e o Impacto na Auto-Confiança
Autor: Silva, Daniel
Palavras-chave: Liderança
Auto-Identidade
Academia Militar
Data: 1-Jul-2014
Editora: Academia Militar. Direção de Ensino
Resumo: A liderança é, nos dias de hoje, um fator essencial nas organizações. Atendendo ao contexto atual, em que a sociedade é cada vez mais competitiva, surge a necessidade de dotar os Quadros com líderes capazes e que consigam motivar e desenvolver os seus colaboradores. O objetivo geral deste trabalho de investigação é avaliar a auto-identidade de liderança ao longo do processo formativo na Academia Militar, através da importância das experiências prévias de liderança dos vários anos de formação e analisar o impacto que a Auto-Confiança assume. Para tal, foi realizado um inquérito a 360 alunos da Academia Militar, tendo-se avaliado as seguintes dimensões: Experiência de Liderança, Auto-Confiança, AutoAvaliação e Auto-Identidade da Liderança. Com base nas respostas obtidas nos inquéritos, efetuou-se o tratamento e análise estatística com recurso ao programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 22.0). A investigação dividiu-se em duas partes: uma parte teórica e outra prática. Na parte teórica, efetuou-se a pesquisa bibliográfica, com incidência nas obras de referência e trabalhos associados à temática em análise, de forma a poder sustentar o trabalho de campo, a segunda parte. A parte prática baseou-se na recolha de dados, através da aplicação de inquéritos por questionário a alunos da Academia Militar, do 1º ao 5º ano (tirocinantes), cuja análise e discussão permitiu dar resposta às perguntas de partida/hipóteses, bem como extrair algumas reflexões relativas ao tema. Conclui-se com este trabalho que, de facto, há um relativo aumento da experiência de liderança e da auto-confiança ao longo da formação, como esperado, e que a autoavaliação de liderança é mais elevada nos primeiros anos do que nos últimos, revelando que com mais experiência, maior é a noção das dificuldades associadas a ser líder e à capacidade de comandar.
Abstract Nowadays, leadership is one of the essential factors in organizations. According to the current context, in an increasingly competitive world, it is necessary to increase the number of capable leaders, which can transmit motivation and have the ability to improve leadership to them apprentices. The main point of this investigation is to evaluate the leader self-identity during the formative process at the Military Academy, through the importance of past years experiences of leadership on training and self-confidents’ impact on it. To develop this study, it was made a questionnaire to a sample of 360 students at the Military Academy, evaluating different points: Leadership Experience, Self-Confidence, Self-Evaluation and Self-Identity of Leadership. With the answers provided on the questionnaire, it was made with help of the statistics program Statistical Package for Social Sciences (SPSS 22.0). The investigation was divided in two parts: a theoretical and a practical. At the theoretical part, it was made a bibliographic research, with emphasis on reference works and works associated with the theme under analysis, in order to provide the conductibility to the fieldwork, the second part. The practical part was based on the collection of data, with a questionnaire being addressed to a stratified sample of students from first to fifth year at the Military Academy, which analysis and discussion gave the answer to the key questions/ hypothesis, as well as extract some reflections about the theme. Analysis of this work concludes that there is, in fact, a corresponding increase in leadership experience and self-confident acquired during the formation, as expected, and also that first year students have a bigger self-evaluation values than the seniors ones, which reveals that, the bigger the experience is, bigger is the notion of the difficulties associated with being a leader and their capacity to command.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7492
Aparece nas colecções:AM - CS - CSC - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EXE INF 262 Daniel Silva.pdf1,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.