Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7471
Título: Das Beiras para o Centro
Outros títulos: a imagem da região Centro junto dos seus habitantes
Autor: Gouveia, Hermano
Orientador: Alves, Gonçalo
Palavras-chave: Place marketing
Place branding
Desenvolvimento regional
Data de Defesa: 2012
Resumo: A utilização do marketing como estratégia de gestão e promoção territorial pode ser uma mais valia para os locais aumentarem a sua competitividade e atractividade. A marca de um local é cada vez mais considerada como um activo importante no seu desenvolvimento e uma ferramenta fundamental para que os lugares (comunidades, cidades, regiões ou países) se distingam e melhorem o seu posicionamento. A Região Centro é uma criação administrativa recente que aglutina, em grande parte, as antigas regiões das Beiras. O principal objectivo desta investigação consistiu no desenvolvimento do conhecimento empírico, no que concerne à opinião dos habitantes da região sobre a Região Centro, nomeadamente no que respeita ao seu nível de identificação com a região, com a sua marca e o seu sentimento de pertença a esta nova realidade geográfica. A metodologia adoptada consistiu numa abordagem mista, sendo a qualitativa numa fase inicial e, posteriormente, numa abordagem quantitativa que se materializou na realização de um inquérito aos habitantes da Região Centro, tendo-­‐se obtido uma amostra de 2.050 indivíduos. Os resultados foram submetidos a testes estatísticos por forma a validar as conclusões da investigação. Apesar de os resultados mostrarem que, parece não ser linear para os inquiridos, fazer a separação entre a marca e a região, foi possível determinar as variáveis que influenciam as percepções dos habitantes quanto à marca e à região e concluir que os inquiridos associam à marca as mesmas características e atributos que associam à região.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7471
Designação: Dissertação de Mestrado em Gestão de Marketing
Aparece nas colecções:IPAM - Aveiro - Dissertação de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Hermano Gouveia protegido.pdfDissertação de Mestrado em Gestão de Marketing2,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.