Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7433
Título: O Papel do Intraempreendedorismo para a Percepção da Inovação Organizacional
Outros títulos: Estudo de Caso: AXA Portugal
Autor: Abrantes, Bruno
Orientador: Goulart Brandão, Nuno
Lopes Costa, José
Palavras-chave: Competitividade Empresarial
Design Thinking
Inovação Organizacional
Empreendedorismo e Comportamento Corporativo
Intraempreendedorismo
Data de Defesa: 10-Set-2014
Resumo: O intraempreendedorismo desempenha um papel fundamental na optimização do potencial dos recursos humanos e na gestão do conhecimento organizacional, constituindo-se por isso, como uma decisiva via estratégica que está ao serviço dos gestores e empresários para a alavancagem da inovação organizacional, independentemente do mercado, actividade económica, e/ou local de atuação, por isso, um aliado das organizações no aumento da competitividade empresarial. Deste modo, as decisões organizacionais, que impactam directa ou indirectamente na dinâmica intraempreendedora, devem, por essa razão, tomar em linha de conta, os efeitos ondulados que poderão provocar. Neste contexto, é basilar para as organizações, o desenvolvimento e implementação de sistemas de gestão do intraempreendedorismo (intrapreneurship management systems) e da inovação, e complementarmente, programas de formação para o intraempreendedorismo (intrapreneurship training program), para difusão de uma lógica de pensamento corporativo de apoio à criatividade e intraempreendedorismo (intrapreneurial thinking e design thinking) e gestão do empreendedorismo corporativo (entrepreneurial management). A gestão estratégica do intraempreendedorismo e da inovação organizacional, pressupõe uma agenda própria na se levantam vários desafios que abordamos nesta dissertação, tais como: (i) a formação do capital humano para o empreendedorismo; (ii) as subestruturas orgânicas e as condições organizacionais para o desenvolvimento do intraempreendedorismo, I&D, e inovação; (iii) o diagnóstico de perfis dos empreendedores; (iv) a gestão da criatividade, da motivação, e do pensamento do tipo design thinking; (v) as compensações e benefícios dos indivíduos empreendedores; (vi) a morfologia das equipas de projecto; (vii) o planeamento das actividades de I&D; (viii) o envolvimento do vértice estratégico da organização; (ix) o investimento e a orçamentação anual; e (x) a monitorização das actividades e avaliação dos resultados. Esta dissertação baseia-se num estudo de caso, de análise da percepção da cultura intraempreendedora nos colaboradores da empresa AXA em Portugal. Para responder às duas hipóteses em investigação, recolhemos dados secundários da empresa como análise documental. Para a obtenção dos dados primários, a metodologia utilizada foi a realização de inquéritos por questionário: questionário de cultura intraempreendedora de Hartman (2006) – aos colaboradores da empresa. Sumariamente, os resultados da investigação concluíram, a percepção dos colaboradores: (i) da existência de condições para o desenvolvimento de actividades intraempreendedoras; (ii) e a discordância face às compensações e benefícios aos intraempreendedores. Por fim, consideramos que esta investigação contribui para a importância da implementação de sistemas de gestão do intraempreendedorismo e inovação nas organizações, e abre caminhos para novos desenvoklvimentos, nomeadamente no que respeita, à análise e destrinça conceptual do empreendedorismo corporativo, intraempreendedorismo e EEA (entrepreneurial employee activity), bem como, à exploração do modelo de empresa vanguardista (Kanter, 2010) defensor de uma lógica de gestão estratégica empresarial ou modelo humanístico de organização que privilegia as políticas e práticas de intraempreendedorismo social.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7433
Designação: Mestrado em Gestão
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