Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7374
Título: A escrita colaborativa no 1º ciclo no ensino básico
Autor: Baptista, Ana Filipa da Quinta
Orientador: Botelho, Maria Fernanda
Sequeira, Ana Cristina
Palavras-chave: Escrita colaborativa
Processo de escrita
Produção de textos
Colaboração
Collaborative writing
The writing process
Production of texts
Collaboration
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Dez-2014
Resumo: Perante as dificuldades sentidas, ao nível da escrita, por alguns alunos da turma do 3º ano, da Escola Básica Pinhal do General, na Quinta do Conde, propôs-se a modalidade da escrita colaborativa, enfatizando, assim, a construção coletiva de aprendizagens, num ambiente adequado à prática, onde o professor tem um papel essencial na gestão de todo o processo de ensino-aprendizagem. Deste modo, procedeu-se a uma revisão de literatura no âmbito da escrita colaborativa, que permitiu evidenciar características próprias desta metodologia, algumas das suas vantagens, bem como algumas das suas limitações, e, ainda, como a mesma pode influenciar no processo de aprendizagem da escrita, e contribuir, assim, para a construção de saberes. Tomando as produções escritas dos alunos um registo importante para a análise e reflexão deste estudo foram realizadas atividades de prática individual, focando a competência escrita de cada aluno, e atividades de prática em pares, baseadas estas mais na parte da colaboração. Nas atividades foram produzidos textos narrativos, descritivos e instrucionais, havendo uma preocupação na implementação de diversos textos com características diferentes uns dos outros. A grande finalidade deste estudo foi tentar perceber de que forma a prática de atividades de escrita colaborativa iriam contribuir para que os alunos melhorassem as suas competências da escrita, a nível individual. Decorrente desta investigação, assente na revisão literária e na metodologia, obtiveram-se algumas conclusões. Alguns dos alunos melhoraram as suas competências de escrita, tendo alguns parâmetros de análise uma melhoria significativa nos resultados finais. É de salientar, igualmente, uma melhoria nas interações entre os alunos, na forma de trabalhar em conjunto e na qualidade do trabalho em grupo desenvolvido em ambiente de sala de aula.
Given the difficulties with the level of writing for some students in the 3rd year of Pinhal do General Primary School, Quinta do Conde, it was proposed the mode of collaborative writing, emphasizing consequently the collective construction of learning in a practice-oriented environment, where the teacher has a key role in managing the whole process of teaching and learning. Thus, we proceeded to a review of the literature in the context of collaborative writing, which has highlighted the characteristics of this methodology, some of its advantages as well as some of its limitations, and also how it can influence the learning process of writing, and therefore help to build knowledge. Taking the writings of students, an important record for analysis and reflection of this study, individual practice activities were conducted, focusing on the writing of each student competence and practical activities in pairs, based these same activities in the collaboration part. In activities, narrative, descriptive and instructional texts were produced, with concern on the implementation of various texts with different characteristics from each other. The great purpose of this study was to try to understand how the practice of collaborative writing activities would contribute to the improvement of their writing skills at the individual level. Following this research, based on literature review and methodology, yielded us some conclusions. Some of the students improved their writing skills, and some analysis parameters had a significant enhancement in the final results. It was noted an improvement in the interactions between students in the form of working together and the quality of work group developed in the classroom environment.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7374
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto - A escrita colaborativa no 1º ciclo AnaBaptista.pdfDocumento principal995,99 kBAdobe PDFVer/Abrir
Projeto Escrita Colaborativa - apêndices.pdfApêndices1,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.