Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7373
Título: A adaptação da criança e da sua família
Outros títulos: A otimização do processo de separação/adaptação
Autor: Serralha, Cátia Isabel Santana
Orientador: Pinheiro, Augusto
Palavras-chave: Educadora de infância
Processo de separação
Criança
Childhood educator
Separation process
Child
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Dez-2014
Resumo: O projeto de investigação visa abordar o processo de separação/adaptação das crianças e suas famílias em contextos de creche e de jardim-de-infância. O projeto foi realizado no âmbito da metodologia qualitativa no seio de um paradigma interpretativo; foi através da investigação-ação que procurei compreender os aspetos inerentes ao processo de adaptação da criança/ família no contexto de creche e jardimde- infância. Como métodos de recolha de dados foram utilizados a entrevista, a observação e as notas de campo. Relativamente ao tema estudado, considero que os meios facilitadores de adaptação para com as crianças e famílias foi sem dúvida um dos subcapítulos que me despertou mais interesse. Creio que os meios facilitadores, funcionam como uma base de apoio para qualquer profissional de educação que pretende que as crianças e famílias se encontrem sempre tranquilas. O presente documento serve para a consolidação de saberes adquiridos ao longo dos estágios e das aulas, quer na Licenciatura em Educação Básica (LEB) quer no Mestrado, não esquecendo a forte contribuição que teve para a construção da identidade profissional.
The purpose of this research project is the approach to the separation/adaptation process of children and their families in day-nursery and kindergarten contexts. This project was performed within the scope of qualitative methodology among interpretative paradigm; it was through the research-action that I tried to understand the aspects to the child / family adaptation process in a day-nursery and kindergarten context. For the data collection were used interview, observations and field notes. Concerning the theme herewith examined, I consider that the adaptation enablers for the children and their families were, no doubt, one of the chapters. I believe that previously mentioned enablers work as a supporting basis for any education professional, who intends that children and their families find themselves always rested. The present document has served to consolidate knowledge acquired during internship and classes, either in Licenciatura in Educação Básica or in the Mestrado, not forgetting the strong contribution for the construction of the professional identity.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7373
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
relatorio dez 14.pdfDocumento principal536,06 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.