Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7198
Título: Serviços de Campanha-Estudo comparado
Autor: Dias, Enya
Palavras-chave: Sustentação
Conflitos
Tecnologia
Serviços
Futuro
Data: 1-Mai-2008
Editora: Academia Militar. Direção de Ensino
Resumo: O trabalho que ora se apresenta, cujo tema incide sobre os Serviços de Campanha, tem como objectivo efectuar uma investigação que possibilite concluir sobre como podem os Serviços de Campanha do Exercito Português responder às exigências do novo ambiente operacional conjugado com os avanços tecnológicos para melhor garantir a sustentação das Forças em Operações Militares onde Portugal é chamado a intervir. Temática esta que se reveste de uma importância cada vez maior, na medida em que os Serviços de Campanha assumem particular pertinência face as alterações que se têm vindo a verificar no novo espectro de operações, o que por, consequência, implica uma adaptação para fazer frente as novas necessidades que surgem para o combatente enquanto Homem e Militar. Nesta perspectiva, eis que surge então a necessidade de se conjugarem todos os esforços e adequar os meios existentes e disponíveis para acompanhar a evolução dos conflitos, bem como, dependendo do Teatro de Operações e das exigências que dai advêm, garantir os níveis de proficiência individual e colectiva das forças em termos de Apoio de Serviços de Campanha tendo em vista o cumprimento da missão incumbida. O trabalho inclui uma evolução do que terão sido os Serviços de Campanha ao longo dos tempos, com destaque para as I e II Guerras Mundiais, visto que estas envolveram um grande movimento de massas de homens, meios e recursos, o que conferiu aos Serviços de Campanha grande importância. Inclui também uma descrição sobre a forma como os Serviços de Campanha se encontram organizados actualmente e como são empregues a nível do Território Nacional e no exterior. Para responder à questão central que me proponho dilucidar o instrumento de medida a que recorremos foi, única e exclusivamente, a entrevista. Essencialmente, fomos retirar dum universo de oficiais que desempenharam a função de Comandante numa Força Nacional Destacada, uma amostra sendo que, a outra amostra é constituída pelo Comandante da Escola Prática dos Serviços, e pelo Comandante da respectiva Companhia de Reabastecimento e Serviços. Para concluir, apresentamos, baseados na metodologia empregue e no contributo dado pela entidades entrevistadas, uma proposta em resposta a temática em análise.
Abstract This work concerns the Campaign Services. The main aim is to carry out an investigation to determine how the Portuguese Army Campaign Services can answer to the requirements of the modern operational environment with its technological advances to guarantee full support of the Portuguese Forces in multinational military operations. This is of particular importance in modern battlefield situations where soldiers may require a wide range of specialise supplies in a rapidly changing environment. This work also includes the evolution of the Campaign Services since the First and Second World Wars which involved huge movements of forces and resources. The supply of resources is of great importance to the maintenance of troop morale, and efficiency, which in turn, is without doubt an important factor for the winning of military operations. To answer the central question, the used instrument of measure was exclusively interviews. Essentially, we interviewed two Officers who had been Commanders of Detached National Forces and the Commander of the Company of Restocking and Services and also the Commander of Services School Practical. For ending we are presenting a proposal through the instruments used and the opinions that have been given to answer the central question.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7198
Aparece nas colecções:AM - CS - EGARH - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado

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