Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/7169
Título: Aplicabilidade do jogo MoveFitness como ferramenta de treino aeróbio: Uma comparação com diretrizes atuais que definem os vários níveis de intensidade de treino aeróbio
Outros títulos: Applicability of the game MoveFitness as an aerobic training tool: Comparison with actual guidelines that define the various levels of aerobic training intensity
Autor: Biscaia, Ricardo
Martins, Rodrigo
Alves, Sandra
Palavras-chave: videojogos ativos
treino cardiorrespiratório
exergames
reabilitação cardíaca
Data: 28-Nov-2014
Citação: Biscaia,R., Martins,R., Alves,S. Aplicabilidade do jogo MoveFitness como ferramenta de treino aeróbio: Uma comparação com diretrizes atuais que definem os vários níveis de intensidade de treino aeróbio. Salutis scientia. 2014; 6: 32-9.
Resumo: Objetivo: Verificar o potencial da utilização do videojogo MoveFitness para a Play Station (PS)3 como ferramenta ou complemento de um programa de exercício físico na melhoria e performance aeróbia, pretendendo-­‐se verificar se a realização de um plano pré-­‐definido de exercícios no jogo MoveFitness, para a PS3, designado como “Fortalecimento de Cardio”, se enquadra nos parâmetros de treino cardiovascular definidos na literatura. Metodologia: 30 jovens adultos saudáveis, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos, participaram em duas fases denominadas de Fase-­‐Tutorial (FT) e Fase-­‐Prova (FP), sendo que na FT os participantes treinavam o manuseamento dos comandos Move e os vários exercícios a realizar. Durante a FP os participantes executaram o programa pré-­‐definido na PS3 (6 exercícios intervalados com pausa) e foram registados valores da frequência cardíaca em cada patamar de descanso e durante a realização do plano de exercício. Resultados: A média (DP) da frequência cardíaca dos participantes durante o plano de exercício foi de 78% (6.39). Através do T-­‐test para amostras emparelhadas, foi verificada a existência de diferenças estatisticamente significativas entre três pares de Laps: entre as Laps 1 e 2 (p=0,000), entre as Laps 2 e 3 (p=0,031) e entre as Laps 4 e 5 (p=0,049). Conclusão: A realização do plano de exercício “Fortalecimento de Cardio” do Videojogo MoveFitness para a PS3 proporciona uma atividade aeróbia adequada para jovens adultos saudáveis, visto ser possível atingir os parâmetros recomendados pela American College of Sports Medicine (ACSM) e pela American Heart Association (AHA).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7169
ISSN: 2183-4253
Aparece nas colecções:ESSCVP - Salutis Scientia – Revista de Ciências da Saúde

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo Original de Investigação 3.pdf373,78 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.