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Título: O Marketing para efeitos de recrutamento no Exército: Contributo para uma análise custo-eficácia
Autor: Godinho, Ricardo
Palavras-chave: Recrutamento
Marketing
Exército
Data: 1-Ago-2010
Editora: Academia Militar. Direção de Ensino
Resumo: É importante que as organizações com determinadas missões tenham a percepção se as acções que desenvolvem estão ou não a ter resultados eficazes. O Exército na sequência da entrada em vigor da actual Lei do Serviço Militar, ficou exposto a um novo desafiodenominado de Recrutamento. O Exército precisou de elaborar campanhas de Marketing de modo a atrair novos recursos humanos para a sua estrutura. O presente trabalho expõe a actual Lei do Serviço Militar, as consequentes campanhas de Marketing elaboradas pelo Exército com o objectivo de recrutar recursos humanos e a verificação da eficácia das campanhas de marketing para efeitos de recrutamento face ao orçamento actual. Da revisão da literatura verificou-se que dada a actual Lei do Serviço Militar, as Forças Armadas e em particular o Exército ficaram expostos a um novo desafio e que para tal precisaram de criar campanhas de marketing preocupando-se com uma imagem a transpor para a população civil em geral, e em particular para o público-alvo que pretende recrutar. Dos inquéritos realizados foi possível testar a eficácia quanto à percepção por parte do público-alvo, que concluímos ter um grau de eficácia muito baixo. Das entrevistas efectuadas foi possível concluir que a eficácia das campanhas está limitada pelas verbas do orçamento disponibilizado para este fim, que parecem ser insuficientes para possibilitar um maior grau de concretização dos objectivos. O estudo realizado pretende ainda apontar algumas recomendações e investigações futuras importantes nesta área.
Abstract It is important that organizations with specific missions have the perception if the actions that they are developing have, or don’t have effective results. With the result of the application of Law on Military Service, the army was exposed to a new challenge called Recruitment. The Army needed to develop marketing campaigns to attract new human resources to its structure. This project sets out the current Law on Military Service, and the resulting marketing campaigns developed by the Army with the aim of recruiting human resources and checking the effectiveness of the marketing campaigns for recruitment based on the current budget. Literature review shows that the existence of the current Law on Military Service in the Military Forces, particularly in the Army were exposed to a new challenge so marketing campaigns were needed to transmit a certain image to the population in general but in particular to the public that is needed for recruitment. From the surveys that were made it was possible to test the level of perception of the public, so we were able to conclude that we had a very low degree of effectiveness. From the interviews it was concluded that for this efficacy, the available budget contributes to the development of marketing campaigns. This study was also made with the objective of pointing out some recommendations and future investigations in this area.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/7040
Aparece nas colecções:AM - CS - EGARH - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado

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