Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/6968
Título: Contos ilustrados para crianças normovisuais, cegas e com baixa visão, baseados na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen
Autor: Novo, Ana
Orientador: Vilas-Boas, Armando
Palavras-chave: Literatura infantil
Ilustração
Crianças
Deficiência visual
Data de Defesa: Out-2014
Resumo: Como designer, mas particularmente como ser humano, vou dando conta do mundo que nos rodeia e do que, em pequenos gestos, poderíamos fazer para o tornar diferente. Torná-lo acessível a todos. Como ser humano e como profissional num mundo tão vasto e saturado como é o da comunicação, sinto-me na obrigação de procurar soluções, procurar quebrar com barreiras ainda existentes na nossa sociedade e com as quais alguns cidadãos se vêem confrontados todos os dias. “Ser deficiente visual não é afinal incompatível com o prazer e o gosto de fruir as mais diversas formas do saber, quer esse saber seja entendido no sentido formal ou no sentido informal” (Maia, 1997). Realizada uma série de pesquisas, concluí que era escasso o material existente para uso diário, fosse em ambiente escolar ou em lazer, por todas as crianças, independentemente da sua condição. Desta forma, colocou-se um desafio: porque não a elaboração de material destinado a todas estas crianças? Um material de partilha entre todos. Baseado em dois contos da autoria de Sophia de Mello Breyner Andersen, desenvolveu-se o presente projecto centrado no desenvolvimento de livros de leitura e ilustrados, dirigidos a todas as crianças, sem exceção. Por meio duma exploração exaustiva de materiais diferentes tanto nas suas texturas como nas oportunidades que ofereciam à sua utilização, executaram-se dois livros. Ao observarmos estes livros, de carácter lúdico e simultaneamente didáctico, é possível lerem-se as histórias, por meio de cenários tridimensionais repletos de texturas e alguns jogos, em dois alfabetos: em português e em braille. Com a ajuda da ACAPO, Centro Hellen Keller e duma vasta pesquisa em torno da temática, chegou-se a uma conclusão: quando se é cego, a percepção visual pura e simplesmente não existe. Quando se tem baixa visão as imagens não são nítidas, no entanto as cores são fundamentais ao nosso desenvolvimento. Mas, e quando somos crianças, independentemente da nossa condição, e há um mundo inteiro à nossa espera por descobrir? É essa lacuna que, com este projecto, pretendemos colmatar.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/6968
Designação: Mestrado em Design e Cultura Visual
Aparece nas colecções:IADE-U – Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Novo_Contos ilustrados para crianças normovisuais.pdf3,85 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.