Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/6857
Título: Caracterização e Análise das Tabelas de Treino Físico na Academia Militar
Autor: Preto, Bruno
Palavras-chave: treino físico
tabelas de classificação
desempenho físico e fatores intrínsecos
Data: 1-Set-2012
Editora: Academia Militar. Direção de Ensino
Resumo: Este trabalho tem como objetivo fazer uma breve análise às tabelas de avaliação de treino físico, que estão atualmente em vigor na Academia Militar, de modo a verificar se os valores nelas praticadas são adequados às condições fisiológicas dos alunos, tendo em conta determinados fatores intrínsecos. Na Academia Militar, instituição militar onde se formam os futuros Oficiais do Quadro Permanente do Exército e da Guarda Nacional Republicana, o treino físico é fundamental pois, para além de conferir aos alunos o gosto pela prática regular de exercícios físicos e a aptidão física necessária para o cumprimento das missões que lhe serão atribuídas, também vai permitir incutir noções teórico-práticas de nível superior, para que, no futuro, os alunos possam desempenhar funções de instrutor no âmbito da Educação Física Militar. Nesta instituição existe a Unidade Curricular (UC) de Educação Física e Desportos, que se encontra dividida em dois módulos: o Treino Físico Base e o Treino Físico de Aplicação Militar. Em cada um destes módulos, os alunos são submetidos à avaliação de diversas provas físicas e é-lhes exigido a obtenção de uma classificação mínima, de acordo com as tabelas de avaliação específicas de cada prova física, para que no final obtenham aproveitamento na UC. No Treino Físico Base são avaliados no cooper, 80 metros, abdominais, extensões de braços no solo, flexões de braços na trave e a natação e no Treino Físico de Aplicação Militar são avaliados em Marcor, natação militar, pista de obstáculos de 200 metros sem arma, pista de obstáculos de 350 metros sem arma, pista de obstáculos de 500 metros sem arma, pista molhada sem arma e pista “triatlo AM”. O desempenho físico dos alunos nestas avaliações é condicionado por fatores intrínsecos idade, género, composição corporal) e extrínsecos (clima, terreno). Os fatores intrínsecos são os que requerem mais atenção, uma vez que são inerentes ao indivíduo e, independentemente de tudo, estes vão sempre interferir com o seu desempenho físico. Dentro deste contexto, pretende-se com este trabalho fazer uma breve análise às tabelas de avaliação de treino físico, que estão atualmente em vigor na Academia Militar, de modo a verificar se os valores nelas praticadas são adequados às condições fisiológicas dos alunos, tendo em conta determinados fatores intrínsecos. Sendo assim, a população-alvo, sobre a qual este estudo incidirá, é um conjunto de alunos da Academia Militar, tendo como base os resultados de cada um, nas diferentes avaliações físicas, ao longo dos quatro anos de curso. Este estudo veio a constatar que, tendo em conta os resultados dos alunos nas várias provas físicas, grande parte das tabelas de classificação praticadas na AM está adequada aos alunos e foram criadas tendo em consideração determinados fatores limitantes do desempenho físico. No entanto, verifica-se que nas tabelas de avaliação de algumas provas físicas é necessário fazer ligeiros ajustes aos valores, como por exemplo, na tabela de classificação das extensões de braços no solo dos alunos masculinos e na pista de obstáculos de 500 metros sem arma.
Abstract This work aims to make a short analysis to the actual Military Academy classification tables, verifying if the specified values practiced are appropriate to the physical trainning conditions of the students, considering some intrinsic factors. At Military Academy, institution where the future Army and Republic National Guard officers are trained, physical training is crucial to develop the pleasure of regular physical exercise and, providing them the necessary physical ability to accomplish missions as well. It also gives students a higher level of practical and theoretical knowledge, so that they can perform, in the future, the role of military physical training instructor. In this institution exists the Physical Education and Sports curricular comprehends includes two modules, the Basic Physical Training and the Physical Training of Military Application. In each module the students are submitted to a variety of physical evaluations and they need to have a minimum classification, according to the specific evaluation tables, for each physical exercise, so in the end they must be approved in that curricular unit. In the Basic Physical Training they are evaluated in cooper, 80 meters, abdominals, pushups, pull ups, and swimming. In the Physical Training of Military Application they are evaluated in march and running, military swimming, 200 meters obstacle course, 350 meters obstacle course, 500 meters obstacle course, wet obstacle course and Military Academy triathlon course. The physical performance of the students in these evaluations depends on intrinsic factors (age, genre, corporal composition) and extrinsic ones (weather, terrain). The intrinsic factors require more attention, because they are inherent to the person and, independently of all, they will always go to interfere with the personal physical performance. The target population of this study will be a group of Military Academy students, and the study is based on the results of each student, in the different physical tests during the four years course. With this study we concluded that, considering the results of students’ physical training classifications, a big part of Military Academy’s classification tables is proper to them and that were created considering some limiting factors in the physical performance. However, it turns out that in the assessment of some physical evidence is necessary to make slight adjustments to the values, as for example, in the table for the classification of ground arms extensions of male students and 500 metres of obstacle course without weapon.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/6857
Aparece nas colecções:AM - CS - MH - Trabalho de Investigação Aplicada (TIA) - Mestrado Integrado

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