Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/6739
Título: Planeamento estratégico: um caso aplicado ao turismo rural
Autor: Carvalho, Luísa
Costa, Maria Teresa
Palavras-chave: Planeamento estratégico
turismo rural
estudo de caso
Strategic planning
rural tourism
case study
Data: Set-2014
Resumo: O setor turístico é um setor com características peculiares e com impactos transversais sobre diversos setores. Esta transversalidade promove um conjunto de relações setoriais com diferentes impactos ao nível regional que exigem uma convergência de esforços dos diversos atores envolvidos na atividade turística. A crescente competitividade deste setor, assim como, a consciencialização por parte dos diversos intervenientes de que a atividade turística se deve assumir como um instrumento de desenvolvimento sustentável implica que a mesma deva ser devidamente pensada e planeada. Este artigo pretende apresentar um conjunto de considerações teóricas sobre planeamento estratégico em turismo, assim como, analisar um caso de planeamento estratégico aplicado ao turismo rural no concelho do Montijo - Portugal. O caso proposto tem como objetivos específicos: o levantamento e análise dos recursos endógenos e potenciais, a identificação dos produtos turísticos e a articulação entre recursos turísticos, produtos turísticos e vertentes estratégicas. Finalmente pretende-se que os resultados deste estudo forneçam pistas úteis para outros estudos no âmbito do planeamento estratégico aplicado ao turismo rural.
Abstract: The tourism industry is an industry with unique characteristics and impacts transverse on various sectors. This promotes a set of cross-cutting relationships with different sectoral impacts at the regional level that require a convergence of efforts of various actors involved in tourism. The growing competitiveness of this sector and the awareness among various stakeholders that tourism should represent an instrument of sustainable development implies an appropriate planning. This paper presents a set of theoretical considerations about strategic planning in rural tourism and analyzes a case of strategic planning in tourism in Montijo- Portugal. The specific objectives of this case are: collect and analyse the endogenous and potential resources, identify the touristic products and linked with touristic resources and strategic vectors. Finally it is intended that the results of this study provide useful clues for further studies in the context of strategic planning in rural tourism.
Descrição: Comunicação apresentada no IX Congresso Internacional de Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável, 9-12 de setembro 2014, São Paulo, Brasil
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/6739
Aparece nas colecções:IPS - ESCE – DEG - Comunicações em congressos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
7_Paper - Projeto_G2_Carvalho_Costa.pdf1,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.