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Título: As metodologias de ensino baseadas na resolução de problemas: o caso de simulação empresarial
Autor: Teixeira, Ana Bela
Silva, Susana Maria
Aleixo, Maria da Conceição
Palavras-chave: Simulação Empresarial
Metodologias de Ensino
Ensino Baseado na Resolução de Problemas
Business Simulation
Teaching Methodologies
Problems Based Learning
Data: Fev-2014
Resumo: Recorrendo a metodologias de ensino baseadas na resolução de problemas, Simulação Empresarial, na Licenciatura de Contabilidade e Finanças, é uma unidade curricular que faz a integração e consolidação curricular. Para aferir o atingimento dos objetivos da unidade curricular e a auto-avaliação efetuada pelos estudantes, foi-lhes apresentado um inquérito por questionário. Os resultados comparados com os últimos dois anos letivos, evidenciam também o reforço nas áreas de formação da Licenciatura e o atingimento dos objetivos propostos. Todavia, quer o nível de aprovação, situado nos 89%, contra os 100% dos outros anos da comparação, quer a descida da média, mediana e moda em mais de um ponto percentual, faz-nos questionar num trabalho futuro, se houve implicação nestes resultados, a aplicação das novas regras de funcionamento e transição de ano, entradas em vigor em 2012/2013, dado que, quer o corpo docente, quer as condições de funcionamento e avaliação, não sofreram alterações.
Abstract:Using the problems based learning methodologies, Business Simulation, in an Accounting and Finance graduation, is a course that makes the integration and consolidation. To measure the achievement of the objectives and self-assessment performed by the students, they were presented with a survey. The results compared with the last two academic years, also reveal the enhancement in the areas of training and therefore the achievement of the proposed course objectives. However, whether the level of approval, located in 89%, against 100% in the rest of the years under review, whether the fall in average, median and mode in more than one percentage point, makes us question in future works, whether the application of the rules of operation and transition year, which came into force in 2012/2013, imply or not in these results, given that both the faculty and the conditions of operation and evaluation, suffered no changes at all.
Descrição: Comunicação apresentada nas XXIV Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica, 6-8 de fevereiro 2014, Leiria, Portugal
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/6735
Aparece nas colecções:IPS - ESCE – DEG - Comunicações em congressos

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