Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/6699
Título: O discurso em torno das novas conceções de educação de adultos: fundamentos dos processos de reconhecimento de adquiridos experienciais
Autor: Calha, António
Palavras-chave: reconhecimento
adquiridos experienciais
educação de adultos
Data: 2013
Editora: N. Alves, C. Cavaco, P. Guimarães & M. Marques (Eds.)
Resumo: O reconhecimento de competências e conhecimentos adquiridos em contextos não formais e informais tem-se vindo a afirmar como uma nova oferta dos sistemas educativos. A necessidade de desenvolver sistemas de reconhecimento no campo educativo são referenciadas no relatório Educação um tesouro a descobrir (1996) da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI apresentado à Unesco, e coordenado por Jacques Delors, bem como no Memorando sobre Aprendizagem ao Longo da Vida (2000), da responsabilidade da Comissão das Comunidades Europeias, onde se sugere a modernização dos sistemas e das práticas de certificação dos Estados-membro face às novas condições económicas e sociais. Os apelos institucionais à implementação de formas de reconhecimento das competências adquiridas através da experiência tendem a centrar a argumentação em duas premissas: i) a transferibilidade do conhecimento sustentada por princípios de equivalência do valor das aprendizagens; ii) o direito ao reconhecimento de competências obtidas em outros contextos de aprendizagem para além das instituições de educação e formação. Propomo-nos, nesta comunicação, analisar a natureza daqueles que nos parecem ser os principais argumentos que defendem os sistemas de reconhecimento. Discutiremos, em primeiro lugar, o modo como a institucionalização de sistema de reconhecimento de competência pressupõe o estabelecimento e a validação de critérios de equivalência do valor das aprendizagens ocorridas em diferentes contextos. Procuraremos, em segundo lugar, analisar a forma como o discurso em torno dos sistemas de reconhecimento de competências se funda no direito ao reconhecimento da dignidade e do valor do individual nas mais diversas dimensões.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/6699
ISBN: 978-989-98314-4-5
Aparece nas colecções:IPP - C3i - Comunicações em Conferências e Congressos Internacionais



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