Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/6622
Título: Centro de Operações Integrado: Câmara Municipal do Barreiro: cidades Inteligentes – análise de um estudo de caso
Autor: Durand, Augusto Eduardo de Jesus
Orientador: Mendes, Ana
Palavras-chave: Cidades Inteligentes
Centro de Operações Integrado
Intelligent Operations Center
Integração
Indicadores
Informação
Smart City’s
Integration
Indicators
Information
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
Resumo: Pela primeira vez na história do planeta, a maioria dos habitantes vive em áreas urbanas. De acordo com estudos efectuados, no ano de 2050, dois terços da população mundial viverá em cidades (United Nations Department of Economic and Social Affairs, 2008). Para além das estradas, água, energia, segurança, serviços de urgência e escolas, os líderes das cidades e os governos dos países terão de estar preparados para proporcionar aos seus cidadãos apoio e oportunidades a nível económico, cultural e social. Mas para isso serão precisas soluções alternativas eficientes de forma a suportar o alto nível de exigência de cidadãos e empresas. Para o crescimento económico e a consequente melhoria da qualidade de vida das populações, é essencial que os líderes das cidades consigam responder coordenadamente em situações de crise. Melhorar os sistemas de gestão de águas e transportes, assegurar o fornecimento de energia, reduzir a criminalidade, reduzir o impacto ambiental através da conservação de recursos e de um plano energético eficiente, etc., são algumas das actividades que se encontram no âmbito das “Cidades Inteligentes” (USC, 2011). A cidade do Barreiro tem tentado ao longo dos últimos anos procurar novos desafios numa tentativa árdua de reinventar a cidade tornando-a mais segura e mais atenta aos seus cidadãos e empresas, quer a nível económico, social ou cultural. Por este motivo, foi a cidade escolhida para servir de base ao estudo. Após terminada a fase de avaliação ou “Assessement” da cidade onde foram identificados os caminhos a percorrer de acordo com o seu objectivo estratégico, a proposta de implementação de um centro de coordenação de transportes (CCT), procurará identificar potenciais problemas relacionados com a integração de dados na área da Mobilidade e Transportes, solucionar problemas de tráfego rodoviário nas vias mais importantes da cidade assim como optimizar o que poderão ser problemas relacionados com a gestão dos recursos utilizados. As áreas da Educação e Colaboração Cidadã serão objecto de estudo em trabalhos futuros. A integração de todos os dados disponíveis e interligados entre si através da plataforma Intelligent Operations Center (IOC) facilitará os líderes da cidade através da visualização de indicadores e alertas, na capacidade de antecipar problemas resolvendo-os proactivamente assim como na coordenação de recursos de forma eficiente e eficaz. O IOC, propriedade da International Business Machines (IBM), permite a integração de múltiplos sistemas num único interface, reduzindo a possibilidade de erro humano devido ao facto de não ser necessário visualizar vários interfaces de uma só vez. O mecanismo analítico que conduz o IOC analisa, processa e guarda a informação recebida, apresentando apenas o que é importante em detrimento de grandes volumes de informação.
Abstract: For the first time in the history of the planet, most of the population lives in urban areas. According to studies carried out, in the year 2050, two thirds of the world population will live in cities (United Nations Department of Economic and Social Affairs, 2008). Apart from the roads, water, electricity, security, emergency services and schools, city leaders and governments must be prepared to provide their citizens with opportunities and support economic, cultural and social. But it will need efficient alternatives to withstand the high demands of citizens and businesses. To economic growth and the improvement of the quality of life of populations, it is essential that city leaders are able to respond coordinately in crisis situations. Improve systems management for water and transportation, ensure energy supply, reduce crime, reduce the environmental impact by conserving resources and an effective energy plan, etc., are some of the activities that are within the scope of "Smarter Cities"(USC, 2011). The city of Barreiro, has tried over the last few years looking for new challenges in an arduous attempt to reinvent the city making it safer and more attentive to their citizens and businesses, whether economic, social or cultural. For this reason the city was chosen as the basis for the study. After the assessment phase completed, some paths were identified as guidelines to pursue the main strategic objective. Based on the proposed implementation of the Transportation Management Center, the study sought to identify potential problems related to data integration in the Mobility and Transportation area, sought to identify and solve road traffic issues in major city roads as well and sought to optimize the efficiency and effectiveness in resource management. The areas of Education and Citizen Collaboration will be better addressed in future work. The integration of all available data and interconnected through the Intelligent Operations Center (IOC) software will facilitate the leaders of the city by viewing indicators and alerts, the ability to anticipate problems proactively solving them as well as the coordination of resources efficiently and effectively. The IOC owned by International Business Machines (IBM) allows the integration of multiple systems in a single interface, reducing the possibility of human error due to not being necessary to view various interfaces at once. The analytical engine that drives the COI analyze, process and store the information received, showing only what is important rather of large volumes of information.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Sistemas de Informação Organizacionais
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/6622
Aparece nas colecções:IPS - ESCE - CDOC - Dissertações de mestrado

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