Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/3917
Título: Implementação dos NACJR
Autor: Lima, Maria
Palavras-chave: Família
Crianças
Maus tratos
Promoção de saúde
Data de Defesa: 2012
Citação: Lima, M.C. (2012). Implementação dos NACJR. (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde.
Resumo: "O presente trabalho de projecto enquadra-se na problemática dos maus tratos a crianças e jovens em risco e tem como objectivo implementar, a nível dos Centros de Saúde do Agrupamento do Alentejo Litoral (ACESAL), o Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NACJR). O desenvolvimento de um projecto de intervenção sobre crianças e jovens em risco em todos os Centros de Saúde e Hospitais com atendimento pediátrico do Serviço Nacional de Saúde deu início à concepção de uma Rede de Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco. Posteriormente, o projecto obteve um novo estatuto e uma alteração à sua dinâmica, ao ser concebida a Acção de Saúde para Crianças e Jovens em Risco, dando seguimento ao trabalho desenvolvido. Contudo, foi sentida a necessidade de conciliar o desenvolvimento da “Acção” com o modelo organizativo da reforma dos Cuidados de Saúde Primários. O desenvolvimento de um trabalho desta natureza prende-se com a necessidade imperiosa de operacionalizar a intervenção ao nível dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) como entidades de primeiro nível na identificação, na sinalização e no encaminhamento/resolução desta problemática tão emergente na actual conjuntura social. O seu desenvolvimento foi direccionado para a enfermagem comunitária, enquanto objecto de estudo centrado numa abordagem sistémica. É de salientar o reconhecimento e a importância do papel do enfermeiro na integração de grupos de trabalho desta natureza como elemento “pivô” para a sua consecução, assumindo, de acordo com o seu Código Deontológico, o dever de conhecer as necessidades da população, participando e orientando nas respostas para os problemas de saúde encontrados, colaborando com a equipa multidisciplinar em programas que respondam assertivamente às necessidades detectadas nessa mesma comunidade. A sua elaboração tem como objectivo desenhar, segundo a Metodologia do Projecto, a implementação e operacionalização dos NACJR no ACESAL."
Descrição: Dissertação de mestrado em Enfermagem em saúde comunitária. Instituto Politécnico de Beja, Escola Superior de Saúde, 2012.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/3917
Aparece nas colecções:RDIPB - D-SA - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Trabalho Mestrado - Implementação dos NACJR.pdf22,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.