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Num mundo globalizado, a internacionalização das organizações é mais que uma
realidade, é uma necessidade que possibilita a permanência nos mercados. Existem
várias maneiras de internacionalizar, sendo que a instauração de mecanismos de
cooperação aliados as parcerias estratégicas são muito usuais. Constituindo uma das
áreas que fez aumentar as probabilidades de crescimento, e surge com o
desenvolvimento da exportação (voltada para a comercialização no exterior).
Somamos a isso, os acordos de licença que consistem na autorização para
utilização da patente. Quando tal ocorre, é frequente ser facultado a autorização para
produção, distribuição e comercialização. Mas este processo pode caraterizar-se pela
formação de um novo concorrente (dado que já conhece a receita e tem condições de
produzir mais e melhor).
Todavia, para a nossa estrutura importa desenvolver o conceito de cooperação
ligado ao franchising. Assenta na ideia do franqueado contrai uma autorização para
exploração da marca, dos planos de negócio, das campanhas de marketing, e tudo que se
liga ao rede modo que, ocorre a venda dos produtos. A principal distinção decorre da
implantação de um sistema de gestão operacional focado nas ideologias da empresa. É
neste sentido, que optamos por apresentar o exemplo do Grupo empresarial Benetton.
A Benetton é uma das marcas de roupa mais conhecidas no mundo, sendo
conhecida pela inovação, não só na moda e na produção das suas coleções, mas também
na sua organização e gestão estratégica. Desde o final dos anos 60 que desenvolve o
processo de franchising a nível internacional.
O seu percurso classifica-se por um vasto número de organizações sediadas em
diferentes países. Denominando-se assim, de agentes licenciados que apostaram na
expansão da marca (esta presente em 120 países e com uma rede comercial de mais de
6500 lojas).
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Keywords
Internacionalização; Parcerias; Cooperação Empresarial; Franchising; Grupo Benetton.