Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/2598
Título: A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no 1º ciclo
Autor: Henriques, Julieta Cadete
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Integração escolar
Educação especial
Professor
Formação de professores
Escola
Data de Defesa: Set-2012
Resumo: No processo educativo das crianças com NEE, o estudo procura determinar qual o melhor contexto de aprendizagem e de que modo evoluíram as teorias, os conceitos e as práticas que determinam esse contexto. Nesse processo evolutivo procura-se determinar em que bases se pode defender uma mudança de paradigma e de que modo essa mudança se traduz nas atitudes, nas estruturas, nas práticas educativas e na formação dos professores. O estudo revela que, na atualidade muito se tem propugnado pela inclusão, mas nem sempre com assertividade, isto é, defendendo esta opção sem negar outras perspetivas que outros possam vir a defender e fundamentar. É nossa convicção que cada passo que é dado nesta matéria ele faz-se seguramente no sentido de melhor e maior aceitação da criança com NEE e que caminhamos para um futuro mais promissor. Só haverá verdadeiramente inclusão quando os técnicos/docentes, pais/ encarregados de educação, comunidade, etc, se sensibilizar para este “problema” da diferença. Tem de partir de dentro da pessoa. Não há receitas, não há saberes que se ensinam se não houver sensibilidade. Não é com teorias que apaixonamo-nos pelas coisas, mas sim com a sensibilidade e o querer agir para aprender. É urgente sentir para agir, senão for “cá de dentro”, não vale a pena impor um aluno numa turma onde o professor não o aceita.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2598
Aparece nas colecções:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

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