Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.26/2598
Title: A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no 1º ciclo
Authors: Henriques, Julieta Cadete
Keywords: Necessidades educativas especiais
Integração escolar
Educação especial
Professor
Formação de professores
Escola
Issue Date: Sep-2012
Abstract: No processo educativo das crianças com NEE, o estudo procura determinar qual o melhor contexto de aprendizagem e de que modo evoluíram as teorias, os conceitos e as práticas que determinam esse contexto. Nesse processo evolutivo procura-se determinar em que bases se pode defender uma mudança de paradigma e de que modo essa mudança se traduz nas atitudes, nas estruturas, nas práticas educativas e na formação dos professores. O estudo revela que, na atualidade muito se tem propugnado pela inclusão, mas nem sempre com assertividade, isto é, defendendo esta opção sem negar outras perspetivas que outros possam vir a defender e fundamentar. É nossa convicção que cada passo que é dado nesta matéria ele faz-se seguramente no sentido de melhor e maior aceitação da criança com NEE e que caminhamos para um futuro mais promissor. Só haverá verdadeiramente inclusão quando os técnicos/docentes, pais/ encarregados de educação, comunidade, etc, se sensibilizar para este “problema” da diferença. Tem de partir de dentro da pessoa. Não há receitas, não há saberes que se ensinam se não houver sensibilidade. Não é com teorias que apaixonamo-nos pelas coisas, mas sim com a sensibilidade e o querer agir para aprender. É urgente sentir para agir, senão for “cá de dentro”, não vale a pena impor um aluno numa turma onde o professor não o aceita.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2598
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JulietaHenriques.pdf1,03 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.