Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.26/2576
Title: Promover a comunicação: projeto de intervenção
Author: Silva, Ana Felisbela Melo da
Keywords: Necessidades educativas especiais
Paralisia cerebral
Integração escolar
Comunicação
Tecnologia da informação
Defense Date: Sep-2012
Abstract: A paralisia cerebral é um dos fatores que frequentemente leva a graves perturbações na comunicação. Estas limitações causam enormes barreiras no desenvolvimento integral dos indivíduos, sendo importante proporcionar àqueles que apresentam disfunções na comunicação os meios para se expressarem e comunicarem. “Promover a comunicação” espelha a investigação realizada junto de uma criança com paralisia cerebral sem linguagem oral, com o objetivo de melhorar os seus níveis de interação. Planeou-se a realização de um estudo que permitisse conhecer a criança e a sua problemática, assim como o contexto educativo onde se encontra inserida, tendo por referencial uma visão holística da mesma. Neste sentido, desenvolveram-se atividades na área da comunicação, recorrendo a meios aumentativos da comunicação aliados sempre que possível às Tecnologias da Informação e da Comunicação. A comunicação aumentativa tem como objetivo proporcionar as ajudas técnicas específicas que ampliem as capacidades de expressão, permitindo compensar as disfunções comunicativas e proporcionar a comunicação, a aprendizagem, a interação, a autonomia, melhorando as competências globais dos indivíduos e possibilitando-lhes uma melhor qualidade de vida. Procurou-se também articular com os recursos existentes na comunidade educativa, no sentido de criar condições que facilitassem respostas educativas diferenciadas e diversificadas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2576
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Silva_tese.pdf11,02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.