Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.26/2568
Title: A música como mediadora no desenvolvimento cognitivo em crianças com perturbações autísticas: intervenção junto de uma aluna com perturbações autísticas
Author: Barros, Marisa Raquel Monteiro de
Keywords: Necessidades educativas especiais
Autismo
Música
Socialização
Comunicação
Psicomotricidade
Defense Date: Sep-2012
Abstract: Este projeto de investigação aborda a temática da importância da Música no desenvolvimento cognitivo das crianças com Perturbações Autísticas. Pretendemos possibilitar um conhecimento mais abrangente, acerca das especificidades do Autismo, tal como, benefícios que a música manifesta nesta perturbação ao nível cognitivo, socialização/interação, comunicação e psicomotricidade. Deste modo, o nosso projeto incide num estudo de caso, de uma criança que frequenta o pré-escolar com Autismo; onde serão abordadas estratégias de intervenção, para tal, recorremos à observação direta, tendo-se elaborado grelhas de observação, sendo ainda, delineadas e concretizadas algumas atividades práticas, de modo, a obtermos dados para o nosso estudos. Com a realização deste trabalho, foi possível conhecer melhor as práticas e estratégias a adotar com a criança, de forma a possibilitar-lhe uma integração na sociedade e meio escolar, e ainda ajudando-a no seu desenvolvimento cognitivo.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2568
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mestrado.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.