Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.26/2554
Title: A inclusão de uma aluna com espinha bífida: transição entre ensino regular, estrutura profissionalizante e mercado de trabalho
Authors: Soares, Leonor da Conceição Pinto Novais
Keywords: Necessidades educativas especiais
Integração escolar
Passagem à vida activa
Issue Date: Jul-2012
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo averiguar onde a inclusão da aluna em estudo, portadora de espinha bífida, foi mais favorável, - (na escola regular que frequentou durante cinco anos ou na Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas ―CERCI‖) e se contribuíram para a inclusão no mercado de trabalho. Para isso, a tese começa por incrementar uma revisão bibliográfica sobre a Espinha Bífida, a inclusão e o programa de emprego e apoio à qualificação das pessoas com deficiência e incapacidade, para que posteriormente se possa continuar a investigação de forma mais precisa. Assim, a pesquisa pretendida inicialmente, era verificar se os professores das duas instituições apresentavam os conhecimentos necessários sobre a deficiência. Seguidamente, conhecer as infraestruturas do ensino regular e da Cercimarante e relacionar a inclusão da aluna nos dois meios e comparar as atitudes dos professores do ensino regular com as dos professores da CERCI, face à inclusão da aluna com Espinha Bífida. Para finalizar, verificar a inclusão da jovem no mercado de trabalho. O estudo é de carácter qualitativo e quantitativo, uma vez que foram realizadas entrevistas à aluna em causa, à sua mãe e à responsável pela entidade patronal, e efetuados inquéritos por questionários aos professores (ensino regular e Cerci) da aluna e colegas de trabalho mais próximos. A pertinência deste estudo deve-se ao facto de compreender/aprofundar os aspetos relacionados com a educação, as questões psicológicas e pedagógicas inerentes à aluna que apresenta este tipo de malformação, descobrindo melhores estratégias de intervenção e formas de reabilitação, e procurando encontrar soluções para melhorar o seu processo ensino/aprendizagem, possibilitando assim, uma maior autonomia e integração social de outros jovens com a mesma deficiência no mercado de trabalho.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2554
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

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