Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.26/2535
Title: Literatura, literacia e inclusão: estudo sobre o atraso global do desenvolvimento psicomotor da criança
Author: Semedo, Maria Vaz
Keywords: Necessidades educativas especiais
Literatura
Literacia
Integração escolar
Fonologia
Alfabeto
Aprendizagem da escrita
Defense Date: 2012
Abstract: Este trabalho trata da análise da distância a que se encontram crianças de meios sócioculturalmente desfavorecidos relativamente à descoberta do princípio alfabético. Trata também, da procura de estratégias que minimizem as dificuldades de aprendizagem da leitura, factor dominante entre aqueles que geram o insucesso escolar. Na investigação, foi determinado o ponto de partida de um grupo de crianças, em idade pré-escolar que frequenta um jardim-de-infância da rede pública, de um bairro de realojamento e que integra um caso com NEE. Todas as crianças avaliadas preenchiam os pré-requisitos para aprenderem a ler, salvo o da consciência fonológica. Isolado este factor, tido como crucial na aprendizagem da leitura, foi então possível procurar soluções para o problema. Com base no quadro teórico de referência que conjuga o olhar sobre as condições facilitadoras da descoberta do princípio alfabético com o do atendimento à diferença, através de uma educação inclusiva, delineou-se um Plano de Intervenção que tem como eixo o recurso à literatura. Com efeito, a literatura, enquanto resposta às mais fundas necessidades da condição humana e lugar de produção dos sentidos inesgotáveis da língua, confere significatividade ao esforço requerido pela aprendizagem da linguagem escrita.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2535
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao MariaSemedo.pdf1,45 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.