Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.26/2512
Title: Um olhar sobre o modo como os educadores de infância portugueses tiram partido da Web 2.0 nas suas práticas profissionais
Author: Cruz, Elisabete
Brito, Rita
Keywords: Educadores de infância
Tecnologia da informação
Issue Date: 2011
Citation: Um olhar sobre o modo como os educadores de Infância portugueses tiram partido da Web 2.0 nas suas práticas profissionais. In P. Dias & A. Osório (Eds.), Atas das VII Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges 2011. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho. Pp. 95-103
Abstract: Este trabalho, de natureza exploratória, visa aprofundar o conhecimento sobre o modo como os educadores de infância portugueses tiram partido dos serviços Web 2.0 nas suas práticas profissionais. Com esta intenção, foi desenvolvida uma grelha de observação e de registo dos conteúdos disponibilizados, essencialmente, pelos educadores em ambientes online suportados por blogs. Delimitando o estudo a uma amostra de dez casos, a análise foi focada em três vertentes: i) no modo como os educadores se caracterizam face aos outros; ii) nos propósitos subjacentes à utilização destes serviços; e iii) nos processos de interacção social existentes. Apesar das limitações inerentes a um estudo desta natureza, os resultados indicam que os educadores de infância tendem: i) a ser prudentes em relação à partilha de informações de natureza pessoal e profissional; ii) a partilhar ideias, vivências e práticas profissionais; e iii) a valorizar a conexão entre vários membros da comunidade educativa.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2512
ISBN: 978-972-98456-9-7
Appears in Collections:ESEJD - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Challenges 2011 (2).pdf198,53 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.