Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.26/2486
Title: Atitudes dos professores do ensino público face à síndrome alcoólica fetal, em função da idade e do tempo de serviço em educação especial
Authors: Costa, Neuza Maria Jesus da
Keywords: Alcoolismo
Toxicomania
Escola
Issue Date: Jul-2012
Abstract: A presente investigação tem como tema principal a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). O álcool ingerido pela mulher grávida espalha-se na corrente sanguínea e entra em contacto com o feto através da troca de nutrientes na placenta. Este ainda não tem os órgãos preparados para este tipo de acção nem mecanismos de defesa, portanto, a quantidade de álcool e a fase da gravidez podem contribuir para o aumento de risco de aparecimento da SAF. Esta caracteriza-se pela manifestação de irregularidades neonatais singulares de desenvolvimento, intelectuais e corporais associados ao consumo de álcool pela mãe durante a gravidez. Vários autores estudaram este assunto em variadas vertentes, chegando a diversificadas conclusões. O principal objectivo deste trabalho é analisar o conhecimento que os professores têm sobre a problemática da SAF, desde características físicas, cognitivas e sociais, passando por estratégias de intervenção e condições de apoio nas escolas a esta situação; analisar as atitudes dos professores do ensino público relativamente à SAF e verificar de que forma as mesmas variam em função da idade e do tempo de serviço em Educação Especial. Os resultados permitem verificar que o conhecimento dos professores com idade igual ou inferior a 30 anos é mais alargado quando comparado com o dos professores mais velhos. Da mesma forma as atitudes variam em função da idade e do tempo de serviço em EE. Os professores mais novos e os que têm experiência na EE revelam atitudes mais conscienciosas da problemática apresentada. Concluímos que é imperativa a aposta na formação dos profissionais da educação, por forma a potenciar as suas estratégias e metodologias com vista a intervir objectivamente e com resultados positivos junto dos alunos com SAF.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2486
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

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