Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/2475
Título: Aquisição precoce da leitura e da escrita em crianças com Trissomia 21
Autor: Pereira, Marília Manuela da Rocha
Palavras-chave: Síndroma de Down
Integração escolar
Tecnologia da informação
Leitura
Escrita
Data de Defesa: Jul-2012
Resumo: Este estudo remete-se à Intervenção com uma criança portadora de Trissomia 21 no domínio da Leitura e Escrita. A revisão da literatura realizada reporta-se para estudos realizados em que a crianças com Trissomia 21 que iniciam a leitura precocemente, mostram-se capazes na aprendizagem visual das palavras, pelo que destacamos o Método Perceptivo – Discriminativo de Trancoso & del Cerro (2004). Este método, defende que o desenvolvimento das capacidades percetivas e discriminativas da criança com Trissomia21, ativam muitas competências incluídas nos programas educativos da escola. Entre os mais variados reptos que se colocam aos professores na atual sociedade, o apoio adequado aos alunos com NEE, assume-se com grande destaque a nível Educacional, repercutindo-se na abertura das ofertas educativas para os profissionais da educação, face às especificidades das crianças com NEE, neste caso especifico a criança com Trissomia21. Pretende-se assim, partilhar um método que poderá assumir-se como uma ferramenta útil no trabalho destes profissionais. Nesse sentido, o presente estudo procura conhecer a evolução de uma criança com Trissomia 21, no domínio da Leitura e Escrita após aplicação do Método Perceptivo – Discriminativo de Trancoso & del Cerro (2004). Para esse efeito foi seguida uma metodologia predominantemente qualitativa, direcionada para a melhoria das práticas educativas, uma investigação-ação, sustentada na análise documental e na observação. Conforme se refere, os dados recolhidos na bibliografia consultada apontam para um importante contributo deste método no domínio precoce da leitura e escrita na criança com Trissomia21. Foram analisadas todas as hipóteses formuladas, tendo como linha de orientação a reflexão na ação e sobre a ação no desenvolver das fazes de aplicação do referido método.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2475
Aparece nas colecções:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

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