Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.26/2473
Title: Dislexia: o contributo de estratégias na intervenção do desenvolvimento do défice da consciência fonológica em alunos do 3º ciclo
Author: Lima, Julieta Pires de
Keywords: Educação especial
Dislexia
Fonologia
Ensino básico 3º ciclo
Defense Date: Jul-2012
Abstract: Considerando que a procura de respostas adequadas ao sucesso dos alunos com necessidades educativas especiais, constitui o grande desafio colocado ao docente de Educação Especial, e sabendo que a opinião generalizada e consensual é que qualquer perturbação ao nível da leitura e escrita tem consequências nefastas nas aprendizagens destes alunos, sendo frequentemente responsáveis pelo seu insucesso escolar, pretende-se essencialmente transmitir os procedimentos e os constrangimentos que existem na intervenção de um aluno do 9º ano com dislexia, por parte da Educação Especial. O presente trabalho divide-se em duas partes: Uma primeira parte onde se faz um breve enquadramento teórico do tema, dislexia, mas aprofundando mais o capítulo sobre consciência fonológica; na segunda parte procederemos à elaboração do nosso estudo empírico, através de um estudo de caso de um aluno disléxico do 9º ano de escolaridade, para o qual se elabora um plano de intervenção com o objectivo de compensar uma das suas áreas fracas, ou seja, a consciência fonológica. É nossa convicção que uma intervenção fundamentada, estruturada e adequada ao aluno com défice a nível da consciência fonológica é, mesmo em idade avançada, uma fonte de valorização do aluno nas suas capacidades.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2473
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JulietaLima.pdf2,22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.