Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/2440
Título: Perceção e práticas dos professores: perspetivas inclusivas no 2º ciclo do ensino básico
Autor: Cardoso, Lígia Miguel Ferreira
Palavras-chave: Integração escolar
Necessidades educativas especiais
Deficiência mental
Data de Defesa: 2012
Resumo: Sabendo que a escola inclusiva é o lugar onde crianças e jovens aprendem juntas, tendo as mesmas oportunidades, ambiciona o presente estudo compreender como os docentes do 2ºCiclo do Ensino Básico fomentam a inclusão de uma aluna com Deficiência Mental numa turma do ensino regular. Assim, este estudo teve como intenção investigar a especificidade de um contexto educativo e compreender as práticas educativas adotadas por uma escola para dar resposta a uma aluna com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de caráter permanente. O trabalho apresentado insere-se numa metodologia qualitativa baseada na interpretação dos dados através da análise de conteúdo de documentos e de entrevistas. Os documentos recolhidos fundamentam a intervenção com o caso e as entrevistas, realizadas aos intervenientes diretos, os professores da turma, operacionalizam as metodologias e estratégias delineadas nos referidos documentos. Todo o percurso investigativo realizado permitiu concluir que os docentes estão sensibilizados e demonstram uma perceção positiva em relação à inclusão da aluna com Deficiência Mental. No entanto, os resultados obtidos demonstram que os professores ainda estão reticentes, no que se refere às suas práticas pedagógicas e uma verdadeira e efetiva inclusão da aluna.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2440
Aparece nas colecções:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

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