Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/2407
Título: Góis: bases para um plano estratégico de desenvolvimento do turismo
Autor: Ventura, Sílvia Sofia Bandeira Nunes
Palavras-chave: Planeamento Estratégico
Turismo
Góis
Strategic planning
Tourism
Góis
Data de Defesa: Out-2010
Editora: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Resumo: Na área da Gestão Estratégica de Destinos Turísticos o planeamento estratégico assume primordial importância, consubstanciando-se num dos instrumentos fundamentais para a definição e implementação de uma política integrada de competitividade e sustentabilidade para o turismo. Sendo um concelho do interior do país, de cariz marcadamente rural, Góis enfrenta hoje graves problemas de desertificação e de desenvolvimento. Constituindo o turismo uma actividade transversal, capaz de gerar impactes socioeconómicos, demográficos, físicos, ambientais e culturais importantes, recaem sobre a actividade turística elevadas expectativas quanto aos seus contributos relevantes enquanto motor de desenvolvimento rural para a revitalização económica e a preservação do património natural e cultural, afirmando-se o turismo como um dos sectores estratégicos para a inovação e competitividade do concelho. Nesse sentido, este trabalho pretende ser um contributo para o planeamento estratégico do desenvolvimento do turismo no concelho de Góis, que estabelece o conceito e a visão turística para o território e define orientações nos domínios considerados estruturantes. Devidamente enquadrado pela análise da relevância do planeamento estratégico em turismo e da influência do turismo como alavanca para o desenvolvimento do mundo rural, a par de uma reflexão sobre os desafios que se colocam na implementação de um modelo de desenvolvimento turístico sustentável, bem como pela avaliação da importância do turismo na economia mundial e nacional, elabora-se o levantamento, diagnóstico e análise aprofundados do sistema turístico do concelho e da região, que inclui a avaliação das potencialidades dos recursos para o desenvolvimento de produtos turísticos, que irão determinar o futuro da actividade turística no concelho.Com base no diagnóstico e análise realizados são definidos os conceitos, visão e objectivos, a partir dos quais é definida a estratégia e os respectivos eixos de intervenção, que permitirão a qualificação, diferenciação e inovação da oferta turística, promovendo o posicionamento competitivo do destino turístico Góis, num quadro de desenvolvimento sustentável.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Turismo, especialização em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2407
Aparece nas colecções:ESHTE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2010.04.012_.pdf22,47 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.