Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.26/2352
Title: Organizar o espaço da sala de atividades com (e não para) as crianças
Authors: Calha, Alexandra Isabel Dias
Keywords: ambiente educativo
espaço educativo
gestão e organização
educador de infância
crianças
Issue Date: Oct-2011
Abstract: “Organizar o espaço da sala de actividades com (e não para) as crianças”, título do nosso relatório, reflete as oportunidades que ‘dão voz às crianças’ no âmbito da gestão e organização do ambiente educativo, mais particularmente, do espaço da sala de atividades. Este projeto desenvolveu-se com um grupo de vinte e três crianças em idade pré-escolar (3-6 anos), numa instituição da rede pública, no concelho de Portalegre. O Relatório encontra-se dividido em duas partes fundamentais: a primeira parte em que fundamentamos teoricamente o tema escolhido para este projeto, abordando não só as diversas teorias do desenvolvimento humano que referenciam o ambiente como condicionante do desenvolvimento e da aprendizagem da criança pequena, como também a noção de espaço e a sua organização. Referimo-nos, também, aos elementos condicionantes da sua organização e aos modelos pedagógicos para a Educação de Infância. Na segunda parte, apresentamos o percurso e o contexto em que se desenvolveu o projeto de investigação-ação, identificando e justificando a metodologia a que recorremos. O projeto pretendeu constituir-se como um apoio às nossas práticas enquanto estudante do Mestrado e futura profissional de educação, tendo por base as pedagogias participativas da infância e destacando a metodologia da investigação-ação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2352
Appears in Collections:IPP - ESE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexandra Calha, Relatório Final de Mestrado.pdf6,62 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.