Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.26/2256
Title: A escola às cores - multiculturalidade/interculturalidade e necessidades educativas especiais
Authors: Borges, Sandra Samúdio Ferreira
Keywords: Necessidades educativas especiais
Pluralismo cultural
Integração escolar
Migração
Issue Date: Aug-2011
Abstract: Os fluxos migratórios têm sido uma marca permanente na História de Portugal. Primordialmente país de emigrantes, nos últimos anos Portugal passou a ser um destino apetecido das migrações internacionais. Para isso, muito contribuíram a nossa adesão à União Europeia, o desenvolvimento económico do país nas últimas décadas e a existência de políticas de imigração menos restritivas. A escola, neste contexto, surge como um dos primeiros locais onde as crianças estabelecem os laços afectivos, aprendem a relacionar-se um com as outras, decepcionamse e aprendem a traçar as estratégias tanto a nível emocional, afectivo, relacional e de aprendizagem que lhes permitem ultrapassar estas primeiras dificuldades. Este trabalho de investigação procura evidenciar o papel da escola na promoção de valores de tolerância, solidariedade, cooperação e respeito pela diferença, procurando contribuir para a existência de justiça social tendo a nossa atenção concentrada nas crianças de origem emigrante que tantas vezes são “confundidas” com crianças com necessidades educativas especiais.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/2256
Appears in Collections:ESEJD - Educação especial – domínio cognitivo – motor (dissertação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TeseSandraBorges.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.