Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/18935
Título: Os eventos como ferramenta de comunicação e imagem de destinos turísticos : o caso do Red Bull Air Race Porto
Autor: Gandarez, Luís Miguel Nobre
Orientador: Gustavo, Nuno Silva
Palavras-chave: Eventos
Media
Imagem
Marketing
Destinos turísticos
Red Bull Air Race
Porto
Events
Image
Tourism destinations
Data de Defesa: 2014
Resumo: Muitos eventos criam durante a sua duração um grande fluxo turístico, contudo os seus efeitos podem ser muito mais amplos. Certos eventos têm uma capacidade tal de fomentar informação através dos media, que colocam na mente do público, a sua localização, transmitem uma imagem acerca do destino onde se realiza o evento, e são mesmo por vezes, a razão pela qual se conhece o destino. Tal motiva muitos potenciais turistas a deslocarem-se ao destino com o propósito de assistirem ao evento, mas muitos são também os que ficam atraídos pelo destino, influenciados pelo aumento de informação acerca do evento e do destino nos media, potenciando assim futuras visitas. Projectar uma imagem positiva dos destinos através da cobertura mediática dos eventos, é um objectivo comum a muitos destinos turísticos. No entanto, para que tal resulte, é necessário perceber o processo de decisão do consumidor, como a imagem dos destinos é formada, e como gerir os media de modo a que estes transmitam a imagem e mensagens desejadas junto das suas audiências. Assim, esta investigação apresenta primeiramente uma revisão literária onde se discutem problemáticas associadas aos eventos enquanto experiência turística, e como ferramenta de comunicação e imagem de destinos turísticos. Posteriormente, ao nível empírico, elege-se o Red Bull Air Race Porto como objecto de análise, adoptando-se duas abordagens distintas: Na primeira, é realizada uma análise documental de forma exploratória, de modo a conhecer a mensagem transmitida pelos media; Na segunda, recolhe-se o testemunho e a perspectiva dos principais stakeholders do evento acerca da sua eficácia na projecção da imagem do destino Porto.
Many events create over its lifetime a large influx of tourists, yet its effects can be much broader. Certain events have the capacity to foster such information through the media, who put in the public mind, its location, convey an image about the destination where the event takes place, and are even sometimes the key reason why we know the destination. This motivates many potential tourists to travel to the destination in order to attend the event, but many are also those who are attracted by the destination, influenced by the increase of information about the event and the destination in the media, enhancing future visits. Projecting a positive image of a destination through media coverage of events, is a common objective for many destination managers. However, for such a result, it is necessary to understand the process of consumer decision, as the image of destinations is formed, and how to manage the media so that they transmit the desired image and messages with their audiences. Thus, this research first presents a literature review where we discuss problematics related to the events as tourist experience, and as a communication tool and image of tourism destinations. Subsequently, at the empirical level, we elected the Red Bull Air Race Porto to be examined, adopting two different approaches: In the first, the documental and clipping exploratory analysis in order to know the message conveyed by the media is held; The second, picks up the testimony and the perspective of the main stakeholders of the event about their effectiveness in projecting the image of the destination Porto.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/18935
Designação: Mestrado em Turismo, Especialização em Gestão Estratégica de Eventos
Aparece nas colecções:ESHTE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014.04.017_.pdf1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir
2014.04.017_Anexos.pdf2,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.