Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.26/1673
Title: Marketing, comunicação e informação no ambito da promoção da leitura em bibliotecas: estudo de caso da Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola
Author: Medeiros, Filipa
Salgado, Maria Armanda
Keywords: Bibliotecas especializadas
Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola
Marketing
Promoção da leitura
Literacia
Sociedade da Informação e do Conhecimento
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Issue Date: 2009
Abstract: Esta comunicação tem como principal objectivo dar a conhecer o plano de marketing para a promoção da leitura implementado na Biblioteca do Campo Arqueológico de Mértola (CAM), especializada em história e arqueologia da Civilização Islâmica e recentemente aberta ao público. Pretende-se apresentar e reflectir sobre as diversas estapas do plano de marketing, a saber: 1) diagnóstico interno e externo; 2) estabelecimento de objectivos; 3) estratégia de marketing; 4) marketing-mix; 5) orçamento; 6) controlo; 7) avaliação; 8) actualização do plano. A implementação do plano de marketing tem em vista não só a divulgação dos serviços e recursos desta unidade de informação, mas também a captação de novos utilizadores e, consequentemente, de potenciais leitores. Procede-se a uma clara aposta na disponibilização da informação, através do catálogo bibliográfico em linha e da promoção dos livros e de todos os recursos da biblioteca no site da instituição. Com estas estratégias, espera-se alargar o leque de utilizadores, dado este serviço de informação ser maioritariamente procurado por um público especializado e criar hábitos de leitura (em concreto através das iniciativas "Livro do Més" e "Boletim Bibliográfico de Novidades"; lançamentos editoriais; conferências; etc), potencializando a riqueza do vasto espólio bibliográfico do CAM, também direccionado para as áreas científicas do património e história local, a nosso ver não suficientemente explorado pelos leitores locais: É este o grande desafio que actualmente se coloca à equipa da Biblioteca do CAM e no qual se está a investir, actualizando-se, desta forma, o plano de marketing. Em suma, trata-se, pois, de averiguar de que forma é que o marketing, enquanto ferramenta de gestão, conduz à promoção da leitura e esta, por sua vez, reforça o plano de marketing.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/1673
Appears in Collections:CAM - Comunicações em Conferências Internacionais



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