Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.26/1466
Title: Da Hostilidade à Construção da Paz. Para uma Revisão Crítica de Alguns Conceitos Estratégicos
Author: Duarte, António Paulo Silva
Fernandes, António Horta
Keywords: Estratégia
Ameaças
Risco
Defesa
Segurança
Paz
Teoria
Issue Date: 1999
Publisher: Instituto da Defesa Nacional
Series/Report no.: 2ª Série;Nº 91 (Outono 1999)
Abstract: Num mundo em convulsão face ao terminus da Guerra Fria, no contexto de uma revolução económico-social gerada pela hiper-velocidade cibernética da globalização, os conceitos que de antanho estruturavam/enquadravam o pensamento no que diz respeito à segurança/defesa e ameaça/risco, assim como as noções de aspiração, interesse e objectivos nacionais passam a ser contestadas pela realidade em mutação. O presente artigo é um esquisso visando repensar estes conceitos, tendo em conta a evolução do mundo, de modo a torná-los mais operativos, dotando-os de capacidade de moldar e ao mesmo tempo de exprimir uma realidade em movimento. Basicamente, considera-se a defesa como um acto reactivo contra alguém e a segurança como um dinâmico procurar estar seguro. A ameaça é conceptualizada como uma expressão activa do desejo de transformação político-estratégica e o risco como um puro evento não directamente intencional que pode, contudo, gerar insegurança político-estratégica. A problemática dos objectivos e interesses joga-se num quadro de atribuição de fins à estratégia”.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/1466
ISSN: 0870-757X
Publisher Version: http://www.idn.gov.pt/publicacoes/nacaodefesa/textointegral/NeD91.pdf
Appears in Collections:IDN - Revista Nação e Defesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NeD091_AntonioHortaFernandes_AntonioPauloDuarte.pdf227,27 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.