Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10869
Título: Relação entre alterações posturais estáticas, presença de mordidas cruzadas e/ou abertas e a ocorrência de lesões não-traumáticas em jovens atletas
Autor: Toureiro, Ana Marta Bernardo
Orientador: Godinho, Catarina
Melo, Filipe
Palavras-chave: Mordida cruzada
Mordida aberta
Posturografia
Lesões Não-Traumáticas
Data de Defesa: Out-2015
Resumo: Objetivos: Avaliar se a presença de Mordidas Cruzadas e/ou Abertas (MC e/ou MA) afetam a postura estática de jovens atletas e se existe alguma associação com a incidência de Lesões desportivas Não-traumáticas.
Materiais e Métodos: Procedeu-se à avaliação intra-oral, para se observar a presença de MC e/ou MA, e à avaliação posturográfica estática a atletas com idades compreendidas entre 11-19 anos. Os parâmetros posturográficos analisados foram a Área total de oscilação do Centro de Pressão (CP), a Distância total percorrida pelo CP e a distribuição da Pressão Plantar ântero-posterior (AP) e médio-lateral (ML). Aplicou-se ainda um questionário que permitindo caracterizar a amostra e registar a incidência de Lesões Não-traumáticas.
Resultados: A amostra deste estudo foi de 166 atletas (124 do sexo masculino; 42 do sexo feminino), onde 29 (17,5%) apresentaram MC e/ou MA (11 MC Posterior Unilateral Direita (MCPU Direita); 4 MCPU Esquerda; 5 MC Posterior Bilateral (MCPB); 1 MC Anterior (MCA); 8 MA Anterior (MAA)). Não foram encontradas associações significativas entre a presença de MC e/ MA e os parâmetros de avaliação posturográficos comparativamente aos indivíduos sem MC e/ou MA. Relativamente à ocorrência de Lesões Não-traumáticas também não se revelaram diferenças entre estes 2 grupos. Contudo, na amostra com MC e/ou MA, observou-se uma associação significativa referentemente à Distância total percorrida pelo CP entre os atletas com MCPU Direita e MCPB, e MCPU Esquerda e MCPB.
Conclusões: A Distância total percorrida pelo CP foi significativamente inferior nos atletas com MCPB que nos com MCPU Direita e Esquerda. Observou-se que a presença de MCPB parece influenciar uma maior predisposição para a ocorrência de Lesões Não-traumáticas, contudo estes dados devem ser confirmados em futuros estudos para se analisar com mais clareza a relação entre o sistema estomatognático, a postura e a ocorrência de Lesões Não-traumáticas.
Descrição: Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10869
Designação: Mestrado Integrado em Medicina Dentária
Aparece nas colecções:EM - ISCSEM - Medicina Dentária

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Toureiro, Ana Marta Bernardo.pdf1,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.