Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10761
Título: A unidade de apoio a alunos com multideficiência como resposta educativa à problemática
Autor: Quintas, Tânia Sofia
Orientador: Torres, Zélia
Palavras-chave: Inclusão
Multideficiência
Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência
Escala Callier Azusa
Inclusion
Multiple Disabilities
upport Unit to Students with Multiple Disabilities
Callier Azusa Scale
Data de Defesa: 2013
Resumo: Este estudo teve como tema A Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência como Resposta Educativa à Problemática. O estudo foi realizado com alunos que frequentaram a Unidade especializada numa escola pública do 1º Ciclo no Miratejo. No estudo foram desenvolvidas algumas atividades com os alunos, tendo como objetivo geral contribuir para o bem estar de alunos com multideficiência através de algumas atividades de estimulação sensorial com vista à melhoria de qualidade de vida. O trabalho foi estruturado em três partes. Na primeira parte, correspondente ao Marco Teórico, apresentámos uma revisão de bibliografia da problemática, servindo de base como meio de esclarecimento e recolha informativa das síndromes dos alunos com necessidades educativas especiais de carater permanentes com grau severo que participaram neste estudo. Na segunda parte, respeitante ao Marco Metodológico, apresentámos os objetivos a alcançar, os respetivos procedimentos realizados e aplicados os mesmos no grupo estudo. Na terceira parte, correspondente à Apresentação e Discussão de Resultados, foram referidas as atividades desenvolvidas de caracter sensorial com os alunos que frequentavam a Unidade de Apoio a Multideficiência. Registámos os resultados das observações verificadas a nível do seu estado emocional em grelhas de verificação trimestral. Contribuiu para o estudo a aplicação da Escala Callier Azusa, Escala de Desenvolvimento Cognitivo específica, que permitiu uma recolha de áreas fortes específicas em crianças com deficiências severas. Apresentámos os questionários entregues aos docentes da escola, cuja finalidade foi verificar a opinião face à importância das Unidades de Apoio à Multideficiência na inclusão de alunos com esta problemática. Concluímos que o sucesso do desenvolvimento de competências nestas crianças com problemáticas de grau severo, traduz-se essencialmente pelo contributo e trabalho realizado diariamente pela Unidade de Apoio à Multideficiência, como uma resposta imprescindível para uma resposta educativa de conforto que estas crianças, como condição humana têm direito. É da responsabilidade da sociedade a promoção de uma resposta educativa à sua comunidade, para que estas crianças possam ter os mesmos direitos que todas as outras crianças, sem espaço para segregação mas sempre rumando a uma sociedade inclusiva, a uma escola inclusiva e a uma comunidade inclusiva.
This study was named The Support Unit for Students with Multiple Disabilities as an Educational Response to the Problem. The study was conducted with students who attended public school in a specialized unit of the 1st cycle in Miratejo. In the study it were developed some activities with students, aiming to contribute to the general welfare of students with multiple disabilities through some sensory stimulation activities to improve quality of life. The work was divided into three parts. In the first part corresponding to the Theoretical Framework we presented a literature review of the problem, serving as the basic means of gathering information and clarification of the syndromes of students with special educational needs with permanent and severe character degree who participated in this study. In the second part, covering the Methodological Framework, we presented the objectives to achieve, the respective procedures performed and the way to apply them in the study group. In the third part, corresponding to the presentation and discussion of results, it was explained the different activities developed of sensory character with the students who attended the Support Unit to the Multiple Disabilities. We recorded the results of the observations of the level of their emotional state in grids every three months. Contributed to the study the application of the Callier Azusa Scale, a specific cognitive development scale that allows a gathering of data of specific strong areas in children with severe disabilities. We presented the questionnaires given to the teachers of the school, whose purpose was to verify the opinion given to the importance of the Support Units to the Multiple Disabilities in the inclusion of students with this problem. We conclude that the success of skills development in children with severe degree problems, reflected mainly by the contribution and work performed daily by the Support Unit of Multiple Disabilities, as an essential response to an education and comfort that these children, as part of the human condition, are entitled to. It is a responsibility of the modern society to promote an educational response to the community, so that these children can have the same rights as all other children, with no room for segregation and always heading to an inclusive society, an inclusive school and an inclusive community.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10761
Designação: Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Cognição e Motricidade
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