Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10754
Título: Processos cognitivos e de leitura: estudo comparativo em crianças com e sem dificuldades na leitura
Autor: Rodrigues, Ana Patrícia Inácio
Orientador: Cruz, Vítor Manuel Lourenço da
Palavras-chave: dificuldades na leitura
funções cognitivas
Teoria PASS
de Avaliação Cognitiva (SAC)
Data de Defesa: 2012
Resumo: Desde os anos 70 que a hipótese do Défice Fonológico se evidencia, como estando na base das dificuldades de leitura. No entanto, têm sido crescentes as investigações no sentido de encontrar outros processos cognitivos, que possam encontrar-se relacionados com estas dificuldades, no sentido de realizar avaliações e intervenções que vão além das questões meramente fonológicas. A teoria PASS, desenvolvida por Das e seus colaboradores, é um exemplo desta tentativa, colocando em evidência a relação entre a leitura e a Planificação, Atenção e processamentos Simultâneo e Sucessivo. Desta forma, o presente estudo teve como principal objectivo avaliar e comparar o desempenho na leitura e em diferentes processos cognitivos, de crianças com e sem dificuldades na leitura, tendo como fundo teórico, o modelo PASS. Participaram no estudo 39 crianças, divididas em dois grupos: Grupo I, constituído por 19 crianças diagnosticadas com dislexia; Grupo II, constituído por 20 crianças sem qualquer dificuldade na leitura. De modo a fazer a caracterização da amostra e garantir a sua homogeneidade foi pedido aos pais que preenchessem um questionário (escala de Graffar) para averiguar o nível sócioeconómico das famílias. Foram também passadas, às crianças, as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven, uma prova de inteligência não-verbal. Cada criança foi avaliada individualmente, numa prova de Leitura de Palavras e Pseudopalavras, uma prova de Processamento Fonológico (Segmentação e Reconstrução Fonémica) e pelas provas da bateria básica Sistema de Avaliação Cognitiva (Emparelhamento de Números, Planificação de Códigos, Atenção Expressiva, Detecção de Números, Matrizes Não Verbais, Relações Verbais Espaciais, Série de Palavras e Repetição de Frases). Em todas as provas, o Grupo II obteve resultados superiores ao Grupo I, a um nível estatisticamente significativo. Os resultados mostraram ainda, no caso do Grupo I, uma forte correlação entre a Leitura e o Processamento Fonológico, processo de Atenção e Processamento Sucessivo. No que respeita ao Grupo II, as correlações ocorreram entre a Leitura e o processo de Planificação e Processamento Simultâneo. Estes resultados, não só estão de acordo com a Teoria PASS, como nos mostram que a avaliação e o trabalho desenvolvido em crianças com dificuldades na leitura devem ir além do treino de habilidades fonológicas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10754
Designação: Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Comunicação e Linguagem
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Comunicação e Linguagem

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