Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10750
Título: Desenho da figura humana: evidências de validade como medida de desenvolvimento cognitivo em crianças
Autor: Santos, Daniel dos
Orientador: Amado, Nuno
Palavras-chave: Desenho infantil
teste do desenho da figura humana
necessidades educativas especiais
Children's drawings
test the human figure drawing
special educational needs
Data de Defesa: 2012
Resumo: No presente trabalho procurou-se realizar um estudo sobre o desenho infantil, especificamente sobre o teste do Desenho da Figura Humana. Trata-se de um instrumento de avaliação de inteligência não verbal, de grande aceitação por parte das crianças, em especial com necessidades educativas especiais. Seleccionamos a versão de Jack Naglieri (1988), DAP Draw-A-Person: A Quantitative Scoring Test. Utilizou-se uma amostra de 203 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade, 107 rapazes e 96 raparigas, provenientes de uma escola do 1º ciclo da área urbana de Lisboa, distribuídos pelos quatro níveis de ensino do 1º ciclo. O teste, que implicava a realização de três desenhos foi aplicado colectivamente junto com as as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. Relativo à fiabilidade foram realizados estudos de forma a comprovar a consistência interna, por meio do alfa de Cronbach, obtendo-se resultados satisfatórios de 0,95 para o Desenho da Figura do Homem, 0,91 para o Desenho da Figura da Mulher, e 0,91 para o Desenho da Figura Própria. Foram reunidas mais evidências de validade, tendo-se observado um aumento da pontuação média do DAP;QSS ao longo das idades. Em termos de validade concorrente as correlações com as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven alcançaram valores satisfatórios. Entre o total das Matrizes e o total do DAP;QSS, obteve-se uma correlação significativa de 0,49, sendo a correlação entre o desenho da mulher ainda superior, alcançando uma correlação com o resultado total das matrizes de 0,42 nos rapazes e 0,59 nas raparigas. Concluiu-se por meio dos resultados obtidos através do estudo empírico desenvolvido, que a versão utilizada do teste do Desenho da Figura Humana DAP;QSS, parece ser uma ferramenta fiável e com alguma validade para medir o desenvolvimento cognitivo das crianças portuguesas
In this study we sought to conduct a study on children's drawing, specifically about the testing of the Human Figure Drawing. It is a tool for assessing non-verbal intelligence, widely accepted by children, especially with special educational needs. We select the version of Jack Naglieri (1988), DAP Draw-A-Person: A Quantitative Scoring Test. We used a sample of 203 students, aged 6 to 10 years old, 107 boys and 96 girls from a school in the 1st cycle of the urban area of Lisbon, spread over four levels of education. The test, which involved the implementation of three designs was applied collectively along with the Raven Coloured Progressive Matrices. On the reliability studies were performed in order to demonstrate the internal consistency by Cronbach's alpha, yielding satisfactory results of 0.95 for the Men Figure Drawing, 0.91 for Women Figure Drawing, and 0, 91 for the Itself Figure Drawing. We gathered further evidence of validity, having been shown to increase the average score of DAP;QSS throughout the ages. In terms of concurrent validity correlations with the Raven Coloured Progressive Matrices are reasonably good. From the total of DAP;QSS and the total of matrices, we obtained a significant correlation of 0.49, and the correlation between the drawing of the woman even higher, reaching a correlation with the overall outcome of the matrices of 0.42 in males and 0,59 girls. It was concluded by the results obtained from the empirical study, which used the test version of the Human Figure Drawing DAP;QSS, it seems to be a reliable tool, with some validity to measure the cognitive development of Portuguese children.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10750
Designação: Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de especialização em Cognição e Motricidade
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