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Título: Efeitos de um programa de intervenção da consciência fonológica: estudo comparativo
Autor: Miranda, Liliana Filipa Nunes
Orientador: Horta, Inês Vasconcelos
Palavras-chave: Programa de treino
Consciência fonológica
Pré-escolar
Training program
Phonological awareness
Preschool children
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente estudo tem como objectivos analisar o efeito da aplicação de um programa de treino de consciência fonológica num grupo de idade pré-escolar e verificar a eficácia do referido programa num grupo com baixos resultados de consciência fonológica comparando-o com os resultados de um grupo que inicialmente apresentou melhores resultados nas mesmas tarefas. Participaram neste estudo 15 crianças pertencentes a um grupo pré-escolar e foram divididas em dois grupos distintos, o grupo experimental e o grupo de controlo. No grupo experimental encontravam-se todas as crianças que tinham obtido resultados baixos nas provas fonológicas e no grupo de controlo, todas as crianças que tinham obtido os melhores resultados nessas tarefas, no pré-teste. Enquanto as crianças do grupo experimental participaram no programa de treino, as crianças do grupo de controlo realizaram jogos de encaixe. O programa de treino da consciência fonológica incidia na consciência fonémica e apresentava tarefas de segmentação de palavras em ataque e rima, identificação do fonema inicial e supressão do fonema inicial. Os resultados demonstraram que o programa de treino foi eficaz uma vez que o grupo experimental evoluiu de forma significativa em tarefas de consciência silábica e em tarefas de consciência fonémica. No que diz respeito à comparação dos resultados obtidos em ambos os grupos, verificou-se que o grupo experimental obteve resultados semelhantes ao do grupo de controlo, em tarefas de consciência fonémica, não acontecendo o mesmo nas tarefas de consciência silábica
This study aims to analyze the effects of a phonemic awareness training program in a group of preschool children with low results on phonological awareness tasks and to compare them with children with better results in the same tasks. In this study 15 children from a preschool in Lisbon participated, which were divided in two groups: the experimental group and the control group. The experimental group had the children with low results in the phonological awareness tasks– initial syllable and initial phoneme identification tasks – and the control group had all the children that obtained better results in these tasks in the pretest. While children of the experimental group participated in the training program, children from the control group were engage in categorization activities. The phonemic awareness training program had word segmentation (attack and rhyme), initial phoneme identification and initial phoneme suppression tasks. The results prove the training program was effective since the experimental group improved significantly in the syllabic awareness tasks and in the phonemic awareness tasks. As regards the comparison of the results obtained in both groups, it was found that the experimental group had similar results to the control group in phonemic awareness tasks, but not in syllabic awareness tasks.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10749
Designação: Mestrado em Necessidades Educativas Especiais – Área de Especialização em Cognição e Motricidade
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