Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10732
Título: Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: estudo de caso de um agrupamento de escolas
Autor: Andrade, Ana Maria Santos Tente de
Orientador: Ferreira, Marco
Mestre, Amélia
Palavras-chave: Inclusão
escola inclusiva
necessidades educativas especiais
Inclusion
inclusive education
special educational needs
Data de Defesa: 2013
Resumo: Este estudo aborda a questão da inclusão de crianças e jovens com necessidades educativas especiais no primeiro e segundo ciclos, do ensino público. Esta investigação foi concretizada num agrupamento localizado na região da grande Lisboa e pretende aprofundar o conhecimento sobre o contexto atual nesse agrupamento, no âmbito da educação especial. Pretende identificar alguns dos processos e mecanismos envolvidos na inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no agrupamento em estudo. Pretende ainda clarificar em que medida as duas unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbações do espectro do autismo, implementadas no agrupamento e regulamentadas pelo Decreto-lei 3/2008, se adequam aos pressupostos teóricos e práticos subjacentes à educação inclusiva. A metodologia de investigação utilizada para a realização do estudo foi a qualitativa ou interpretativa. A técnica de recolha de dados que considerámos adequada foi a entrevista semiestruturada, a análise de bibliografia no âmbito da educação especial e a documentação interna do agrupamento (projeto educativo do agrupamento, plano anual de atividades e documentos de educação especial). O trabalho de campo decorreu entre os meses de abril de 2012 e julho de 2012. Na análise e interpretação dos dados obtidos através das entrevistas efetuadas, foi utilizada a análise de conteúdo, por considerarmos ser a mais adequada tendo em conta os objetivos da investigação. As categorias e subcategorias surgiram após a análise dos discursos das entrevistas realizadas aos professores do agrupamento que, direta ou indiretamente trabalham com alunos com necessidades educativas especiais, tendo-se ainda procedido ao cruzamento dos dados da análise documental e legislativa. De realçar alguns resultados obtidos com o estudo, como a boa organização, a constante atualização dos profissionais e o funcionamento da equipa multidisciplinar, como facilitadores da inclusão, contrastando com as condições das salas de aula, as turmas numerosas que constituem barreiras à escola inclusiva.
This study deals with the issue of inclusion of children and young people with special educational needs during the first and second cycles of the public education program. The research was done at an educational facility located in the greater Lisbon region and its aim was to gain a deeper knowledge of the current educational context of this facility in terms of special education. It aims to identify some of the procedures and means that are involved when it comes to the inclusion of such children at the educational facility analyzed in this study. It also aims to clarify in what way do the educational programs designed for children with autism, as stipulated in Decree-law 3/2008 of 7 January, meet the standardized guidelines of inclusive education. The research methods used to carry out this study were qualitative and interpretative. The semi-structured interview was the data collection technique considered the most appropriate for this study and documental analysis (educational project grouping, the annual plan of activities and documents of special education). The field work was done between April and July of 2012. For the analysis and interpretation of the data obtained from the interviews, an analysis of the content was carried out, as it was considered the most appropriate when taking into consideration the objectives of the research. The categories and subcategories were introduced after the analysis of the interviews with teachers at this educational facility. These teachers had directly or indirectly worked with students with special educational needs and has also carried out a cross data from document analysis and legislative. Highlight some results obtained from the study, as a good organization, the constant updating of professional and functioning of the multidisciplinary team, as facilitators of inclusion, in contrast to the conditions of the classrooms, the large classes that constitute barriers to inclusive school.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10732
Designação: Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Cognição e Motricidade
Aparece nas colecções:ISEC - EE - Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Cognição e Motricidade



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