Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10689
Título: Cuidar e Respeitar o Cliente Oncológico
Autor: Faia, Ana Rita Martins
Orientador: Monteiro, Elsa
Palavras-chave: Competências
Cuidados Paliativos
Cliente oncológico
Necessidades
Intervenções de Enfermagem
Metodologia de trabalho de projeto
Skills
Palliative Care
Oncological Patient
Needs
Nursing Interventions
Project Methodology Work
Data de Defesa: Dez-2015
Editora: Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Saúde
Resumo: O presente relatório de trabalho de projeto desponta no âmbito do 3º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica que decorreu na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e teve como objetivo central a descrição e exposição das competências inerentes a este curso: as Competências do Enfermeiro Especialista; Competências do Enfermeiro Especialista em Pessoa em Situação Crítica; Competências do Enfermeiro Especialista em Pessoa em Situação Crónica e Paliativa e as Competências do Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, desenvolvidas no decorrer dos estágios I,II e III no Serviço de Urgência e estágio opcional na Unidade de Cuidados Paliativos no Hospital Maravilha. Identificamos primitivamente como problema a desenvolver no Projeto de Desenvolvimento Académico: défice de conhecimentos sobre as necessidades do cliente oncológico no que alude às intervenções de enfermagem. Suportado na Teoria de Enfermagem de Médio Alcance de Pamela Reed – Teoria da Auto Transcendência e elaborado de acordo com a metodologia de projeto, seguindo as etapas que a constituem: diagnóstico de situação, definição de problemas, planeamento, execução e avaliação e divulgação dos achados, incorporando posteriormente os resultados alcançados num dossiê temático intitulado: Cuidar e Respeitar o Cliente Oncológico. Neste sentido foi elaborada uma revisão sistemática da literatura sem metanálise, que identificou as principais carências do cliente oncológico no que concerne aos cuidados de enfermagem focadas em duas dimensões de aquisição de saberes: as atitudes, incorporadas na dimensão saber-ser e as competências relacionadas com o saber cognitivo, inseridas na dimensão saber-saber: na comunicação, relação interpessoal e no alívio de sintomas.
Abstract: This project work report stands out in the 3rd Master's Course in Medical-Surgical Nursing held at the School of Health Sciences, Polytechnic Institute of Setúbal and its purpose was mainly based on the skills description and exposure of this course: Nursing Specialist Skills; Specialist Chronic and Palliative Nursing Skills and Master of Medical-Surgical Nursing, developed over the stages I, II and III in the ER and optional traineeship in the Palliative Care Unit at Wonder Hospital. The main problem to be developed in the Academic Development Project is the deficit of knowledge about the needs of the oncological patient concerning nursing interventions. This report is supported in Eastern Nursing Theory Pamela Reed Scope - Theory of Self Transcendence and it is based on the project methodology, with the following steps: situation analysis, problem definition, planning, findings implementation, evaluation and dissemination, gathering the results achieved in a thematic folder entitled: Caring and Respecting the Oncological Patient. Thus it has been drawn up an systematic literature review without meta-analysis, where the main problems of the oncological patient were identified, regarding the nursing care focused on two dimensions of knowledge acquisition: attitudes, incorporated in dimension of how-to-be and skills related to the cognitive knowledge inserted in the know-how dimension: an communication, interpersonal relationship and the relief of symptoms.
Descrição: Relatório de Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico- Cirúrgica
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10689
Aparece nas colecções:IPS - ESS - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado

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