Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10638
Título: Marketing internacional na indústria conserveira de peixe: fatores de sucesso
Autor: Ferreira, Joana
Orientador: Dutschke, Georg
Palavras-chave: Marketing
Estratégia de marketing
Marketing internacional
Internacionalização de empresas
Conservas de peixe
Indústria conserveira
Ramirez (Marca de conservas)
Data de Defesa: 2013
Resumo: A presente dissertação pretende determinar de que forma a adaptação da estratégia de marketing-mix internacional constitui um fator de sucesso para o processo de internacionalização de uma pequena e média empresa da indústria conserveira de peixe portuguesa. A indústria conserveira de peixe em Portugal conta com mais de 150 anos de existência e é caracterizada por exportar grande parte dos seus produtos, desde os seus primórdios, bem como ser maioritariamente composta por pequenas e médias empresas. Tendo sido uma indústria esquecida no tempo desde o 25 de Abril, a indústria conserveira de peixe tem vindo a ganhar cada vez mais peso na economia nacional através da exportação de produtos marítimos – única actividade no sector do mar que regista uma balança comercial positiva – e é hoje considerada um ativo estratégico para o país. O sucesso da internacionalização depende directamente das empresas apresentarem características únicas, com especial enfoque no caso das pequenas e médias empresas, onde os recursos financeiros são menores, diferenciando-se das demais concorrentes. Neste contexto, por forma a garantir o sucesso da internacionalização, as empresas devem focar-se na escolha adequada de mercados, dos modos de entrada e da estratégia de marketing mix.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10638
Designação: Mestrado em Marketing
Aparece nas colecções:IADE-U – Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.