Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10607
Título: Integração e inclusão em creche e jardim de infância
Autor: Silva, Ana Rita Mata da
Orientador: Moura, Ana Francisca
Palavras-chave: Integração
Inclusão
Necessidades educativas especiais
Educação inclusiva
Integration
Inclusion
Special educational needs
Inclusive education
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Dez-2015
Resumo: Este Relatório do Projeto de Investigação tem como finalidade compreender as relações das educadoras com as crianças para que estas se consigam integrar e usufruir de ambientes inclusivos, nomeadamente, segundo as práticas das educadoras. Assim sendo, este projeto permitiu observar se, após anos de documentos que defendem uma educação inclusiva, já se aplica na prática ou se ainda se mantêm na teoria. A apresentação deste relatório tem também como finalidade a atribuição da qualificação como Educadora de Infância no Mestrado de Educação Pré-Escolar. Ao longo deste relatório são retratadas situações vivenciadas nos dois contextos educativos onde estagiei, Creche e Jardim-de-Infância, bem como as minhas intervenções enquanto observadora participante e as intervenções das educadoras cooperantes. A metodologia utilizada neste projeto de investigação tem como base o Paradigma Interpretativo, destaca-se nesta Investigação Qualitativa a Investigação-Ação. Os métodos de recolha de informação foram, para além da referida observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, análise dos projetos pedagógicos de cada sala e, por fim, os inquéritos por questionários realizados a cada educadora cooperante. Nas considerações finais, abordo toda a minha reflexão e algumas respostas à minha questão de investigação.
This Research Project Report aims to understand the relations between the kindergarten teachers and the children, so that they can integrate themselves and can experience the benefits of inclusive environments namely in accordance with the kindergarten teachers practices. Thus, this project has allowed observing if, after years of documents defending an inclusive education, this type of education is already being applied or it is still in theory. The main purpose of the presentation of this report is the assignment of a qualification as Kindergarten Teacher in the Masters in Pre-school Education. Throughout this report are described situations that were experienced in educational environments where I trained (Nursery and kindergarten) as well as my interventions as a participant observer and the interventions of the cooperative educators. The methodology used in this research project is based on the Interpretative Paradigm. Investigation-Action is highlighted in this Qualitative Research. Data collection methods were (in addition to the above mentioned participant observation) the field notes, photographic records, the analysis of the educational projects of each room and finally the questionnaire surveys made to each cooperative educators. In final comments I approach all my reflection and some answers to my issue of research.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10607
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final - Ana Rita Silva (Versão Definitiva).pdf914,21 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.