Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10606
Título: As relações interpessoais entre crianças em contexto de creche e de jardim de infância
Autor: Rodrigues, Joana Costa
Orientador: Pinheiro, Augusto
Palavras-chave: Interações
Amizade
Cooperação
Partilha
Conflitos
Creche e jardim-de-infância
Interaction
Friendship
Cooperation
Sharing
Conflicts
Nursery and kindergarten
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Dez-2015
Resumo: Este Relatório do Projeto de Investigação foi realizado com o objetivo de compreender de uma forma aprofundada as interações entre crianças em contexto de creche e de jardim-de-infância, bem como perceber o papel do educador relativamente a este assunto. Deste projeto fazem parte experiências vivenciadas nos dois contextos de estágio, em que estive inserida, tanto no de creche como no de jardim-de-infância, assim como estão expostas as minhas intervenções e as práticas dos educadores cooperantes. A metodologia utilizada neste relatório é de investigação-ação, sendo uma metodologia que pertence à investigação qualitativa, inserindo-se no paradigma interpretativo. Como ferramentas para a minha investigação, utilizei as notas de campo, a observação participante, as fotografias, os inquéritos por questionário e o sociograma, como procedimentos de recolha e análise da informação.
This Research Project Report was done with the purpose of understanding in a more depth way interaction between children in nursery and kindergarten context, as well as to comprehend the kindergarten teacher role regarding this issue. In this project are integrated experiences lived in two internship contexts, in which I have been inserted, both in nursery as in kindergarten, as well as are expressed my interventions and the practices of cooperating kindergarten teachers. The methodology used in this report is Participatory Action Report, a methodology from qualitative research, incorporated in the Interpretivist Paradigm. As tools to my research, I have used field notes, participant observation, photographs, survey questionnaire, sociometry, as procedures of data collection and analysis.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10606
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório do Projeto de Investigação - Joana Rodrigues .pdf1,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.