Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10605
Título: A disciplina na creche e no jardim-de-infância
Outros títulos: educar sem castigos e sem recompensas
Autor: Batista, Nânci Zara Pereira
Orientador: Pinheiro, Augusto
Palavras-chave: Disciplina
Castigos
Recompensas
Discipline
Punishments
Rewards
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Dez-2015
Resumo: O presente relatório de investigação intitulado de “ A disciplina na creche e no jardim-de-infância – educar sem castigos e sem recompensas” tem como objetivo compreender o modo como as educadoras podem adotar uma prática pedagógica que desenvolva a construção da disciplina sem recorrer aos castigos e às recompensas. Pretende por isso compreender as suas conceções acerca do tema e a forma como intervêm em situações de indisciplina. O projeto desenvolvido enquadra-se no paradigma interpretativo da investigação qualitativa que tem como abordagem a investigação-ação que tem como finalidade a interpretação da informação recolhida nos contextos de estágio de Creche e Jardim-de-Infância integrados no plano de estudos do Mestrado em Pré-escolar. Inicialmente é feita uma abordagem teórica relacionada com a temática em estudo e articulada com as vivências decorrentes dos contextos de estágio. Deste modo o relatório apresenta ainda uma constituinte interventiva que tem como objetivo uma análise refletida sobre as intervenções desenvolvidas no âmbito da disciplina sem castigos e sem recompensas. Os dispositivos de recolha de informação assentam na observação participante, nas notas de campo, na análise documental dos projetos pedagógicos, na utilização de fotografias e na implementação de um inquérito por questionário. Por fim é realizada a análise e a reflexão da informação recolhida a partir das práticas e das conceções das educadoras cooperantes e apresentadas as considerações finais.
This research report titled "the discipline in the nursery and kindergarten – educate without punishments and no rewards" aims to understand how educators can adopt a pedagogical practice that develop the construction of discipline without punishment and rewards. Intend to so understand their concessions about the theme and the way it intervenes in cases of indiscipline. The project falls within the interpretive paradigm of qualitative research as a research-action approach whose purpose is the interpretation of the information collected in the context of training of nursery school and kindergarten integrated in the curriculum of a master's degree in preschool. Initially a theoretical approach related to the topic under study and articulate with the experiences arising from contexts. In this way the report presents also an interventional component that aims at an analysis reflected on the interventions developed within the discipline without punishment and no rewards. Information gathering devices are based on participant observation, field notes, documentary analysis of educational projects, the use of photographs and in the implementation of a survey. Finally is carried out the analysis and reflection of the information collected from the practices and the concessions of cooperating teachers and presented the final considerations.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10605
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

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