Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10581
Título: Realização de um concerto no Dia dos Reis no 1º ciclo
Outros títulos: aprendizagens musicais e sociais
Autor: Patrício, André Roque Gameiro Tenreiro
Orientador: Vasconcelos, António Ângelo
Palavras-chave: Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Dez-2015
Resumo: O presente relatório consiste na descrição e realização de um projeto educativo cujo objetivo final visava a realização de um concerto com performances vocais e instrumentais, no âmbito da educação musical no ensino básico, e procurou motivar os alunos para a atuação em público. Os intérpretes foram crianças do 1º ciclo do 4ºano de escolaridade. O público foi também constituído por crianças do 1º ciclo, professores e auxiliares, mais precisamente a restante comunidade escolar. Os alunos tocaram flauta e cantaram em todas as músicas. Neste concerto realizaram-se quatro canções: três da autoria de Margarida Fonseca Santos e uma do cantor/compositor Vitorino. Este projeto educativo realizou-se na Escola Básica 1 JI de São Marcos nº2, pertencente ao agrupamento de escolas D. João II, no concelho de Sintra. A turma tinha 20 alunos e frequentava o 4º ano de escolaridade. Contou-se também com a colaboração de um professor de música, responsável pela turma em questão, e com a professora titular dessa mesma turma. A nível teórico, são expostos os conceitos de Swanwick (1979) quanto à audição, composição e interpretação. São ainda expostas a noção de prática de conjunto por parte de Amato e a noção de aprendizagens formais e informais referidas por Wille (2005). A investigação realizada foi do tipo investigação-ação. Foram analisadas as competências adquiridas quer ao nível musical, quer ao nível social. As competências estudadas foram: competências instrumentais, vocais, performance, prática de conjunto, sociais e competências noutras disciplinas que não a música. Também foram realizadas a análise das perceções dos alunos sobre o trabalho feito e sobre a sua própria aprendizagem. Foi feita ainda uma análise do impacto do projeto nas próprias crianças, bem como as perceções do público e interações com o mesmo. Concluiu-se que houve competências adquiridas, nomeadamente as instrumentais, vocais, sociais, prática de conjunto. Os alunos inicialmente não apresentaram competências na prática instrumental pelo que no final já apresentaram competências ao nível instrumental. Praticamente todos os alunos descreveram a experiência de forma positiva, afirmando que gostariam de a repetir. Valorizaram as competências adquiridas e também a diversidade de competências em todo o projeto.
This report consists in the description and implementation of an educational project with the ultimate aim of staging a concert featuring both vocal and instrumental performances, in the context of music education within primary education, and which sought to motivate students for public performance. The performers were children attending the 4th year of the 1st cycle of education. The public was also composed of children from the 1st cycle, teachers and assistants or, more specifically, the remaining school community. The students played the flute and sang in every song. The concert featured four songs: three by Margarida Fonseca Santos and one by singer/songwriter Vitorino. This educational project was carried out at Escola Básica 1 JI de São Marcos n. 2, from the D. João II school district in the municipality of Sintra. The class comprised 20 students from the 4th grade. The music teacher and the classroom teacher responsible for that class also collaborated on the project. In theoretical terms, Swanwick’s (1979) concepts of hearing, composition and interpretation will be approached. The notion of ensemble practice by Amato and the notion of formal and informal learning defined by Wille (2005) will also be described. A research-action type of research was conducted. The skills acquired were analyzed both at the musical level and at the social level. The competences studied were: instrumental skills, vocal skills, performance, ensemble practice, social skills and skills in areas other than music. An analysis was also carried out of student’s perceptions about the work accomplished and about their own learning process. The project's impact on the children was also analysed, as well as the audience’s perceptions and the children’s interactions with the audience. It was concluded that competences were acquired, particularly instrumental, vocal, social, and in ensemble practice. Students did not present instrumental skills initially, whereas those skills were present at the end of the project. Virtually all students described the experience positively, saying they would like to repeat it. They valued the competences acquired and also the diversity of those competences throughout the project.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10581
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado.pdf488,02 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.