Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10544
Título: O contributo das rotinas diárias para a promoção da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância
Autor: Gonçalves, Andreia Filipa Rodrigues
Orientador: Lemos, Ângela
Palavras-chave: Rotinas
Autonomia
Participação
Aprendizagem
Routines
Autonomy
Participation
Learning
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Dez-2015
Resumo: O presente relatório de projeto de investigação funda-se num estudo transversal aos contextos nos quais foram desenvolvidos os estágios de creche e de jardim-de-infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática em estudo centra-se na promoção da autonomia das crianças e a metodologia qualitativa utilizada posiciona-se no âmbito da investigação-ação. O método de recolha de informação apoia-se na observação participante e análise documental, complementado com reflexões cooperadas e articulado com as situações experienciadas nos contextos. Partindo das observações efetuadas e das intervenções realizadas, serão interpretados, recorrendo a fundamentação teórica, alguns aspetos referentes ao contributo das rotinas diárias na promoção da autonomia das crianças. A intervenção incide em otimizar a organização das rotinas de forma a criar condições favoráveis ao desenvolvimento da autonomia das crianças na creche e no jardim-de-infância. Possibilita também a construção de relações entre as crianças e criança-adulto, bem como o sentido de participação e responsabilidade. Todo este processo de implementação de melhorias implica uma ação reflexiva das práticas e uma atenção sobre as necessidades e interesses das crianças.
This research project report is based on a transversal study to the contexts in which the teaching practise in a day nursery and kindergarten occurred. The subject-matter in study focuses on the promotion of children’s autonomy and the qualitative methodology is considered as a research-action methodology. The method of gathering information is based on the direct observation and documental analysis, complemented with assisted reflections and articulated with the events experienced in the contexts. Starting from the observations and the interventions that were made, some aspects concerning to the contribution of the daily routines in children’s autonomy will be interpreted, using scientific basis. The intervention focuses on optimizing the organization of routines in order to create favourable conditions for the development of children's autonomy in day nursery and kindergarten. It also allows the building of relationships between children and child-adult, and the sense of participation and responsibility. All this process involves a reflexive action of practice and attention to the needs and interests of children.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10544
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Versao Definitiva.pdf1,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.