Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10531
Título: A sexualidade infantil e o conhecimento do corpo em creche e jardim de infância
Autor: Marinheiro, Ana Patrícia Fonseca
Orientador: Moura, Ana Francisca
Palavras-chave: Conhecimento do corpo
Género
Sexualidade infantil
Educadora de infância
Creche e jardim de infância
Knowledge of the body
Gender
Sexuality
Kindergarten teacher
Nursery and kindergarten
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Dez-2015
Resumo: O presente Relatório do Projeto de Investigação tem como objetivo compreender a importância do conhecimento do corpo bem como compreender a sexualidade infantil, as suas manifestações e a sua importância no desenvolvimento da criança. Tem ainda o propósito de explicitar o papel do educador e da educação sexual em contextos de educação de infância. A apresentação deste Relatório tem como finalidade a obtenção da qualificação como Educadora de Infância no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Ao longo de todo este projeto estão contidas informações, experiências e vivências recolhidas através do estágio realizado nos dois contextos distintos (creche e jardim-de-infância), bem como através da minha intervenção enquanto estudante e das intervenções das educadoras cooperantes. A metodologia utilizada baseia-se nos princípios da Investigação-Ação, sendo este um método que se enquadra na Investigação Qualitativa que por sua vez está contida no Paradigma Interpretativo. Para a realização deste projeto utilizei, portanto, dispositivos de recolha e análise de informação, tais como a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos, a análise documental dos projetos pedagógicos de sala e, por último, os inquéritos por questionários aplicados às respetivas educadoras cooperantes. Em modo de conclusão, apresento as minhas considerações finais relativamente a todo o trabalho desenvolvido para a concretização deste relatório.
This report of the Research Project aims to understand the importance of knowledge of the body as well as understand infant sexuality, its manifestations and its importance in the development of the child. It also has the purpose of clarifying the role of the educator and sexual education in childhood education contexts. The presentation of this report aims to obtain the qualification as a kindergarten teacher on the master's degree in pre-school Education. Throughout this project are contained information, experiences and experiences gathered through the trainee in two distinct contexts (nursery and kindergarten), as well as through my contribution as a student and assistance of cooperating teachers. The methodology used is based on the principles of action research, which is a method that is inserted in the Qualitative Research which in turn is contained in the Interpretive Paradigm. For this project I used, therefore, information collection and analysis, such as participant observation, field notes, photographic records, documentary analysis of pedagogical projects and, finally, the surveys by questionnaires applied to respective cooperating teachers. In conclusion, I offer my final thoughts for all the work developed for the implementation of this report.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10531
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Versão Definitiva- Ana Marinheiro.pdf2,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.